Topo

Contra depressão, Nubia imita bichos em ginástica: "Pago mico literalmente"

Nubia Oliiver vira adepta da ginástica natural e diz se matar de rir a cada aula - Richard Pires/Divulgação
Nubia Oliiver vira adepta da ginástica natural e diz se matar de rir a cada aula Imagem: Richard Pires/Divulgação

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

10/11/2017 04h00

Nubia Oliiver, 43 anos, está radiante com sua mais recente descoberta: a ginástica natural, inspirada em movimentos dos animais. Adepta de exercícios físicos desde a juventude, ela diz ter encontrado na nova modalidade uma motivação diferente para sair de casa. A modelo, que luta contra a depressão, não nega que já foi rata de academia, mas afirma ter deixado de se preocupar somente com estética ou mesmo com a balança. Hoje, o que ela quer é priorizar a saúde. Seu ideal, inclusive, está bem distante daquele de musas reconhecidas do mundo fitness.

Nubia Oliiver afirma ter perdido seis quilos com ginástica natural - Tacca fotografia/Diamond Brazil - Tacca fotografia/Diamond Brazil
Nubia Oliiver afirma ter perdido seis quilos com ginástica natural
Imagem: Tacca fotografia/Diamond Brazil
"Eu vou na contramão de todo mundo. A mulherada de hoje, principalmente no Brasil, está cultuando muito o corpo masculino. Elas estão se perdendo... Não gosto de corpo masculinizado. Acho mais elegante a mulher magra. Nosso ícone de musculação é a Gracyanne [Barbosa], ela é o grande exemplo que todas querem seguir, mas ela tem essa rotina há vinte anos. As mulheres agridem o corpo quando querem virar uma Gracyanne em dois, três meses", critica. "Quando digo que vou na contramão é porque não gosto de colocar bunda, boca, corpo malhado ou marquinha de biquíni. Eu não consigo ter essa disciplina. Não é para mim", ressalta.

Há dois meses, Nubia passou a fazer a ginástica que lembra posturas de ioga e que promete melhorar o condicionamento físico. "A ideia é integrar ao treino movimentos dos animais utilizando o próprio peso corporal", explica o treinador da modelo, Samuel Trindade. Quando ouviu falar da prática recentemente, ela admite que estranhou, mas resolveu experimentar após ouvir sobre os benefícios relatados por uma amiga.

"Eu estava fazendo maquiagem com uma minha amiga e ela me relatou que se separou, que estava passando por síndrome do pânico. Perguntei como ela melhorou e ela disse que descobriu uma pessoa no Parque do Ibirapuera que é professor de mahamudra. Mas eu não queria fazer mahamudra, queria algo diferente. Foi então que vi esse mesmo professor fazendo a ginástica e resolvi experimentar. Eu ia ao parque e era muito divertido", lembra.

Nubia ainda faz musculação —ela brinca que é "casada" com sua personal trainer—, conciliada com corrida e a ginástica natural. Mesmo em pouco tempo, afirma, os resultados não demoraram a aparecer. "Tenho depressão, síndrome do pânico, fobias... Precisava de exercícios novos que me estimulassem, até porque é bom variar porque o corpo se acostuma".

Nubia faz exercícios com o treinador Samuel Trindade; ela diz como se sente realizada com os benefícios da ginástica natural - Richard Pires/Divulgação - Richard Pires/Divulgação
Nubia faz exercícios com o treinador Samuel Trindade; ela diz como se sente realizada com os benefícios da ginástica natural
Imagem: Richard Pires/Divulgação
"Na primeira aula, eu ria muito. Pensei: 'Isso não vai fazer diferença'. E no outro dia levantei com dor, pois mexe com todos os músculos. Era uma dor que eu nunca tinha sentido. Emagreci seis quilos fazendo a ginástica", diz ela, que está com 65 quilos.

A modelo afirma que o urso é um dos animais mais desafiadores de "imitar", e cita outros difíceis como o jacaré, a formiga e o macaco. Embora tenha consciência da seriedade dos exercícios, Nubia não perde a leveza e diz que a cada aula é impossível não segurar a risada.

"Estou realizada, mas é uma pagação de mico, não tem como! Eu literalmente pago mico toda aula. As pessoas acham que estou ficando louca. Como elas não têm conhecimento dessa prática, é mais fácil julgar. Eu mesma já pensei assim", reconhece ela, que costuma fazer os exercícios na praça do bairro onde mora, em Moema, na área de lazer do prédio e no Ibirapuera.