Topo

Leandra Leal posa com a filha e fala sobre luta contra o preconceito

Leandra Leal com a filha, Julia - Reprodução/Instagram/leandraleal
Leandra Leal com a filha, Julia Imagem: Reprodução/Instagram/leandraleal

Colaboração para o UOL

20/11/2017 15h10

Discreta na hora de postar fotos com a filha, Julia, de 3 anos, de seu casamento com o empresário Alê Youssef, Leandra Leal abriu uma exceção nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra. No Instagram, a atriz apareceu com a garotinha e falou sobre como luta pelo fim do preconceito.

"Eu, que sempre lutei por liberdade e igualdade, que sempre me indignei contra a injustiça, intolerância, machismo e preconceito. Eu, que sempre me considerei politizada e consciente, cai na terra quando fui mãe. De alguma forma, a maternidade intensificou isso tudo. Acho que toda mãe passa por esse processo: tem medo desse mundo, tem dúvidas de como criar sua filha para ser forte e potente, capaz de autonomia e enfrentamento. Capaz de amar o outro como a si próprio. Ser mãe me fez uma pessoa muito mais conectada ao outro. Agradeço tudo o que eu venho vivendo. A descoberta desse amor e dessa vida, dessa consciência nova, desse novo olhar para o mundo. Dessa vontade de construir um novo normal com a minha filha", refletiu.

Em outro momento, ela disse que hoje incorpora de uma forma ainda mais forte a luta pelo respeito entre todos. "O que eu posso fazer é tornar essa luta minha também. É criá-la forte, como minha mãe me criou, é dar autoestima, consciência, liberdade e amor. É dentro do meu lugar de fala, contar para outros brancos como nós somos privilegiados e como precisamos abrir mão desses privilégios! Como não precisamos ficar provando com discursos que nós não somos racistas, quando na verdade precisamos ouvir quem passa por isso e reconhecer que o buraco é muito mais embaixo. Reconhecer que somos, sim, resultado de um processo histórico onde alguns foram privilegiados e muitos, excluídos. Hoje pode ser um dia para nós, como sociedade, buscarmos a compreensão da nossa realidade: uma sociedade que é diversa, plural, desigual e racista. Eu, como mãe da Julia, agradeço infinitamente a oportunidade de ser sua mãe e me comprometo a estar do seu lado nessa luta, minha filha. Para todo o sempre", finalizou.