Topo

Modelo de 1,40m faz sucesso imitando famosas e torce por anã de novela

O modelo Mateus Baptistella imita look de Anitta no Instagram - Reprodução/Instagram/vireiadulto
O modelo Mateus Baptistella imita look de Anitta no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram/vireiadulto

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

23/11/2017 04h00

Mateus Baptistella escolheu crescer. Aos 26 anos e trabalhando na contabilidade de uma empresa, ele investiu na carreira de modelo fotográfico e publicar seus ensaios no Instagram. Incentivado por seguidores, começou a imitar looks de famosas como Anitta e Rihanna e, em poucos meses, viu o número de fãs explodir (quase 400 mil, mais do que a população de Bauru, sua cidade natal). Para eles, é uma diversão. Para Mateus, é uma forma de se aceitar como homem de 1,40m.

"Tinha problema com meu tamanho. No Instagram, nunca havia postado foto de corpo inteiro. Eu não me aceitava, tinha vergonha. Eram só selfies e paisagens. Até que um dia postei uma foto de corpo inteiro. Pensei: 'Por que vou ter vergonha de mim mesmo?'. As pessoas se assustaram, mas o retorno foi muito bom. Li um texto de auto-ajuda que diz que a gente tem que se aceitar do jeito que a gente é", conta Baptistella ao UOL.

O modelo Mateus Baptistella - Reprodução/Instagram/vireiadulto - Reprodução/Instagram/vireiadulto
Mateus Baptistella posa em avenida de São Paulo
Imagem: Reprodução/Instagram/vireiadulto
Fã de fotografia e moda, ele usou sua própria câmera e posou com seus looks do dia. Embora seja baixinho --o primeiro anão da família--, o manqeuim engana. Os sapatos são 38. As calças, 42. Mas ele adapta as roupas que veste nas fotos para o Instagram: "Tenho bundão. A calça eu corto metade".

Para o modelo, o público gosta da forma bem-humorada de como ele encara o nanismo. "A aceitação chama a atenção das pessoas por eu não me vitimizar por ser baixinho. Graças a Deus, não tenho haters. Eu tento fazer uma graça que qualquer pessoa poderia fazer, não por ser baixinho. Não preciso apelar como o 'Pânico'", compara.

"Look" com papel higiênico e saco de lixo

O modelo Mateus Baptistella imita look de Rihanna - Reprodução/Instagram/vireiadulto - Reprodução/Instagram/vireiadulto
Mateus Baptistella imita look de Rihanna
Imagem: Reprodução/Instagram/vireiadulto
Há dois meses, Baptistella passou a publicar fotos e vídeos engraçados e viralizou em outros perfis no Instagram e no Facebook. Usando uma peruca roxa, ele brinca com os tutoriais de maquiagem das blogueiras e até "bebe" água sanitária para desinfetar a boca de "certos" beijos. "Sempre fui engraçado nos meus stories. Um dia, postei um vídeo e muita gente pediu para colocar no feed. Deu muito retorno. As pessoas gostam muito mais dos memes do que as fotos de modelo. Eu adoro fazer fotos engraçadas e me dão muitas ideias. Não vou deixar a moda de lado, mas achei legal me reinventar", afirma.

O que pegou na internet, porém, foram os looks das famosas. Para imitar o vestido azul de Rihanna, ele usou sacos de lixo: "Fiz sozinho com durex e demorei duas horas. Pode ver que as camadas do vestido estão certinhas".

O modelo Mateus Baptistella imita a campanha publicitária de Marina Ruy Barbosa - Reprodução/Instagram/vireiadulto - Reprodução/Instagram/vireiadulto
Mateus Baptistella imita Marina Ruy Barbosa
Imagem: Reprodução/Instagram/vireiadulto
O figurino de Anitta foi reaproveitado de outro look que ele imitou, de Marina Ruy Barbosa vestindo apenas o papel higiênico preto da polêmica campanha publicitária acusada de racismo. Segundo o modelo, a atriz adorou e o elogiou, mas avisou que não compartilharia em sua rede social.

"Foi bem no 'bafafá'. Ela disse que sou muito criativo, mas explicou que não postaria no Instagram dela porque ficou chateada com a repercussão da campanha", revela o modelo, que passou a ser seguido por outros famosos, como o promoter David Brazil.

Anã em novela

Juliana Caldas e Marieta Severo em "O Outro Lado do Paraíso" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Juliana Caldas e Marieta Severo em "O Outro Lado do Paraíso"
Imagem: Divulgação/TV Globo
Mateus Baptistella também comemora a chegada do nanismo à novela das nove da Globo. Ele acompanha o drama de Estela em "O Outro Lado do Paraíso". A personagem de Juliana Caldas, atriz de 1,22m, é rejeitada e humilhada pela mãe, Sophia (Marieta Severo). O modelo torce para que ela supere a discriminação e seja feliz.

"Quando soube da personagem, fiquei muito feliz, porque me vi representado na maior emissora do Brasil. Espero que ela dê a volta por cima e mostre que o nanismo não define quem ela é, que a família a aceite e que ela consiga ser feliz sem se importar com o tamanho. Ela é muito mais do que uma anã e tem potencial de gente grande", elogia.