Topo

Associação Brasileira de Psiquiatria critica cena de choque em "Outro Lado"

Cena em que Clara (Bianca Bin) é internada e hospício e leva choques é criticada pela Associação Brasileira de Psiquiatria - Reprodução/Globo
Cena em que Clara (Bianca Bin) é internada e hospício e leva choques é criticada pela Associação Brasileira de Psiquiatria Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, no Rio

24/11/2017 11h06

A Associação Brasileira de Psiquiatria divulgou uma nota criticando a cena que a personagem Clara (Bianca Bin), de "O Outro Lado do Paraíso", é internada por Sophia (Marieta Severo) em um hospício com um diagnóstico de esquizofrenia e é submetida a choques após ser imobilizada por enfermeiros.

"O folhetim, assinado pelo escritor Walcyr Carrasco, apresenta narrativa estigmatizante e preconceituosa no que concerne ao uso da Eletroconvulsoterapia – ECT, procedimento médico seguro e indicado para tratamento de transtornos psiquiátricos graves que põem em risco a integridade do paciente, os quais não tenham respondido aos medicamentos psiquiátricos.

Na novela, a protagonista é supostamente diagnosticada com uma doença mental grave, como a esquizofrenia que, na ficção, tem seu manejo terapêutico inadequado. A esquizofrenia é uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial e pode causar alterações na maneira como o indivíduo percebe a realidade, perdendo este a capacidade de discernimento. Tal transtorno costuma apresentar como sintomas alucinações e delírios persecutórios, crenças falsas que não cedem às argumentações ou evidências, além da desorganização do pensamento e alterações na expressão emocional.

Quanto à Eletroconvulsoterapia – ECT, ou eletroconvulsão terapêutica, é feita em ambiente hospitalar, sob anestesia, com monitoramento eletrocardiológico e eletroencefalográfico, recebendo uma baixa corrente elétrica que induz à convulsão, com duração de cerca de 30 segundos. A técnica é eficaz e segura e seu sucesso terapêutico é destacado por múltiplos estudos relacionados ao tema, publicados em periódicos de grande destaque científico".

A cena foi exibida no capítulo de terça-feira (21) e mostrou Clara sendo internada em um local isolado, com documentos manipulados apresentados por sua ex-sogra.

"Considerando o acima pontuado, a ABP manifesta a sua profunda inconformidade à cena veiculada, que descaracteriza esse procedimento médico, além de prestar um desserviço à população, estimulando o preconceito e o estigma relacionados às doenças mentais, aos pacientes psiquiátricos e à psiquiatria. A ECT na psiquiatria, assim como a eletrocardioversão na cardiologia, salva vidas", completou a ABP na nota.

Assim que sair da clínica psiquiátrica, Clara (Bianca Bin) vai planejar sua vingança e o primeiro será Gael (Sergio Guizé), em "O Outro Lado do Paraíso". Nos próximos capítulos, ela armará um plano que acabará colocando o ex-marido na cadeia, de acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo".