Topo

Atriz com nanismo nega rejeição em "O Outro Lado": "Gravo todos os dias"

Juliana Caldas diz que as pessoas cobram uma postura mais firme de Estela com relação aos xingamentos da mãe: "Você não pode ouvir aqueles absurdos!"  - Reprodução/TV Globo
Juliana Caldas diz que as pessoas cobram uma postura mais firme de Estela com relação aos xingamentos da mãe: "Você não pode ouvir aqueles absurdos!" Imagem: Reprodução/TV Globo

Ana Cora Lima

Do UOL,no Rio

29/11/2017 04h00

Ninguém sabe direito se foi mesmo para acelerar o ritmo ou se a personagem acabou não sendo bem aceita, mas o fato é que algumas cenas gravadas de Estela foram cortadas em  “O Outro Lado do Paraíso”. Intérprete da filha com nanismo rejeitada por Sophia ( Marieta Severo), a estreante Juliana Caldas nega ter tido problemas com a sua trama.

“Eu li sobre os boatos e até o Walcyr [Carrasco, o autor] desmentiu sobre uma possível saída da Estela da novela . Fiquei assustada e receosa do que poderia acontecer, mas não deixei me influenciar, não. Gravo todos os dias e não sinto rejeição. Sinto um choque de realidade", disse ao UOL.

Quando fala em choque de realidade, Juliana lembra das palavras duras que Estela ouve da própria mãe como “monstrengo”, “aberração” entre outros xingamentos. “Nunca ouvi da minha mãe ou de ninguém tão próximo, mas aquilo ali não está tão longe da realidade. Eu já escutei na vida! Outros pequenos também escutam e ainda sofrem também com as risadas. Dói? Dói porque não é só ficção e eu acho que tem que ser assim mesmo, tem que ser pesado mesmo para as pessoas sentirem o quanto é ruim o preconceito”. 

Juliana não cansa de elogiar Marieta Severo. "Após as cenas pesadas, ela sempre me abraça" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Juliana não cansa de elogiar Marieta Severo. "Após as cenas pesadas, ela sempre me abraça"
Imagem: Reprodução/TV Globo
Recentemente, Estela teve um momento emblemático que marca a virada de 10 anos na trama: a expulsão de casa. “Foi bem difícil. Foi difícil pensar naquele diálogo cruel. Por mais que a Estela estivesse preparada porque sempre soube dessa rejeição, ela teve mais uma prova real. Fiquei bem mexida quando recebi os capítulos e chorei durante a gravação”, admite Juliana que entregou outro detalhe dos bastidores. “No final da cena, eu e a Marieta nos abraçamos, demos risadas e logo depois partimos para outras sequências. É assim: Acabou e que venha a próxima”. 

Juliana já gravou na nova casa e adiantou que a mudança trará mais movimento para a vida de Estela na trama. “Ela vai sair da gaiolinha e conhecer outras pessoas. Entre elas, o Juvenal, personagem de Anderson Di Rizzi. Eles vão ser amigos! Romance? Não estou sabendo”, desconversou sobre a sinopse prevista por Walcyr Carrasco com um triângulo envolvendo também o misterioso português Amaro (Pedro Carvalho).

Estela é o primeiro trabalho na televisão de Juliana, paulista de 30 anos, que vem do teatro infantil. “Eu tenho muito orgulho de ter começado fazendo personagens lúdicos e foram eles que me ajudaram a chegar até aqui. Estela é uma oportunidade e é também uma visibilidade que se abre para nós pequenos em todos os setores, todas áreas e, claro, na dramaturgia. E o ator é isso, ele é antes de qualquer coisa um ator, um artista que precisa de trabalho, que precisa atuar". 

Cenas cortadas

Na primeira fase da novela, cenas de Estela (Juliana Caldas) descritas nos resumos oficiais da emissora não foram ao ar. Em uma, a irmã de Lívia (Grazi Massafera) seria trancada no quarto pela mãe e impedida de ir à festa de casamento de Suzy (Ellen Rocche) e Samuel (Eriberto Leão). A cena chegou a ter fotos divulgadas. Em outra, Estela chegaria ao hospital durante o parto de Clara, o que deixaria Sophia incomodada. Mas, no capítulo que foi ao ar, Estela simplesmente apareceu ao lado da mãe.