Topo

Após 25 anos, diretor deixa "Fantástico" e Globo anuncia mudanças

"Fantástico" tem troca de diretores a partir desta semana - Reprodução/TV Globo
"Fantástico" tem troca de diretores a partir desta semana Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

29/11/2017 09h10

O diretor geral de Jornalismo da TV Globo, Ali Kamel, anunciou na manhã desta quarta-feira (29) que o jornalista Bruno Bernardes é o novo diretor do “Fantástico”.

De acordo com comunicado enviado pela emissora, Bruno, que faz parte da equipe do programa desde 1999, “foi preparado para assumir o ‘Fantástico’" pelo então diretor da atração Luiz Nascimento, o Luizinho, que deixa a Globo para seguir novos projetos em Portugal.

Álvaro Pereira, da direção do programa em São Paulo, vai se dedicar a reportagens especiais e será sucedido por Roberta Vaz. 

De acordo com texto de Ali Kamel enviado à Globo, Bruno Bernardes "nasceu para a vida profissional no 'Fantástico'", chegando ao programa em outubro de 1999, para fazer parte da então incipiente equipe de internet do jornalismo.

"Na redação, só existia um único computador com acesso à rede - o dele. Bruno já chegou na Era que se iniciava, a digital. Em 2002, era um dos editores do programa, participando das grandes coberturas, roteirizando séries, criando séries - para citar apenas uma, de grande sucesso, aquela sobre Filosofia, com Viviane Mosé, com o desafio de falar de Platão e Aristóteles para o público enorme do Fantástico numa linguagem que todos entendessem. Todos entenderam".

"Em 2006, foi para São Paulo, onde passou seis anos, sob o comando de Álvaro Pereira. Fez parte das principais coberturas da época: ataques do PCC, queda do avião da GOL, da TAM, morte do Michael Jackson, caso Nardoni. Foi o editor da famosa entrevista com a Suzane Richthofen, quando acompanhou a repórter Fabiana Godoy nas gravações e, na decupagem, percebeu o áudio que selou o destino de Suzane: advogados orientando a cliente a chorar e a se fazer de vítima. Ela voltou pra cadeia no dia seguinte à exibição da matéria", escreveu Kamel. 

Bruno Bernardes é criador da série de reportagens "Quem Sou Eu?", sobre o universo trans, que venceu o prêmio Vladimir Herzog.