Topo

"MasterChef" já revelou 126 cozinheiros, mas apenas dois continuam na TV

Raquel Novais posa no cenário do "Cozinha Amiga", programa da Gazeta - Reprodução/Instagram/chefraquelnovais - Reprodução/Instagram/chefraquelnovais
Raquel Novais no "Cozinha Amiga", da Gazeta
Imagem: Reprodução/Instagram/chefraquelnovais

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 04h00

Desde 2014, o "MasterChef" teve sete edições e revelou 126 cozinheiros, somando amadores, crianças e profissionais. E mais candidatos estão por vir, porque a Band anunciou o início das inscrições para a próxima temporada. Desta centena de participantes, alguns viraram empresários, outros são youtubers e há quem ganhe a vida em eventos e cursos. Porém, apenas dois seguem cozinhando na TV: Estefano Zaquini e Raquel Novais.

Estefano, da primeira temporada do "MasterChef", e Raquel, da terceira, são colegas de trabalho na Gazeta e têm a responsabilidade de ensinar receitas. Ele, no tradicional "Mulheres". Ela, no "Cozinha Amiga", lançado este ano. Os dois não ganharam a competição de culinária, mas encaram como uma vitória a exposição na TV até hoje.

"Eu não sabia que sabia cozinhar, juro por Deus. Vi no 'MasterChef' uma oportunidade de ir para a gastronomia. As pessoas têm comentado o programa, gostado das receitas e da forma como explico. Gosto de levar um pouco de cultura e 'desgourmetizar'. Eu ganhei", comemora Raquel ao UOL.

"Eu assistia ao 'Mulheres' quando criança, com a Cátia e a Mamma. É inspirador! Timidez eu nunca tive, porque adoro câmera, mas é totalmente diferente. As câmeras do 'MasterChef' estavam ali para me pressionar. Essas não, são minhas colegas de trabalho", compara Estefano.

Um dos poucos que também ainda dá as caras na TV, Raul Lemos, vice-campeão em 2015, apresenta o programa "A Prévia", esquenta da atração. Aritana Maroni, da segunda temporada, participou este ano do reality "A Fazenda", na Record.

Estefano Zaquini ensina receita com Cátia Fonseca no "Mulheres", da Gazeta - Divulgação/TV Gazeta - Divulgação/TV Gazeta
Estefano Zaquini ensina receita com Cátia Fonseca no programa "Mulheres", da Gazeta
Imagem: Divulgação/TV Gazeta

Retorno ao "MasterChef"

Estefano se deu muito bem após o "MasterChef". Ficou longe da final, mas encantou Erick Jacquin e foi chamado para trabalhar no restaurante dele, Tartar & Co, onde permaneceu até setembro. Há mais de dois anos, aparece quinzenalmente no programa de Cátia Fonseca. Na última quinta (30), ensinou como preparar torta de brigadeiro.

Aos 23 anos, Estefano estuda gastronomia, é contratado de uma gigante do setor alimentício e também ensina receitas em cursos e eventos pelo Brasil. Além de continuar na TV, ele sonha em abrir sua própria confeitaria (já vende doces e bolos pela internet) e retornar ao "MasterChef", agora como profissional.

"Minha próxima meta é entrar no 'MasterChef Profissionais'. Já pensou o retorno? E eu ainda ganho o programa e falo para o Jacquin que aprendi com ele? Vai ser ótimo!", prevê o culinarista, que já participou do "A Prévia". 

Perrengues continuam

Em uma das edições mais tensas do "MasterChef", Raquel Novais conquistou o público e ganhou até fã-clube na reta final da competição, mas parou na semifinal. Há dois meses, ela prepara receitas no "Cozinha Amiga" toda segunda-feira --o programa tem uma chef diferente por dia.

Tímida, a chef de 34 anos conta que o "MasterChef" a ajudou a lidar com as câmeras e com a pressão do tempo --os gritos de Ana Paula Padrão foram substituídos pelos avisos da direção do "Cozinha Amiga". Mas ela ainda enfrenta alguns perrengues dos tempos do reality.

"É uma situação completamente diferente, porque saí de um reality em que todo erro é mais do que bem-vindo. No 'Cozinha Amiga', tenho a responsabilidade de apresentar, gerir o tempo e trazer receitas relevantes. Teve uma em que eu simplesmente esqueci de colocar sal. [Se fosse no 'MasterChef',] não teria ido para o mezanino", brinca Raquel, lembrando o local em que os aprovados assistem aos colegas disputarem a prova de eliminação.

Estefano e Raquel mantêm conversas com outros ex-MasterChefs em um grupo do WhatsApp (que não para de crescer a cada nova temporada do programa). A chef mineira, aliás, é sócia de Lívia Cathiard, sua concorrente na terceira edição do reality. As duas abriram recentemente o Indústria Brasileira Bar, na zona oeste de São Paulo.