Topo

"Não me sinto injustiçada", diz Vivianne Pasmanter sobre falta de prêmios

Vivianne Pasmanter como Lili de "Totalmente Demais" e Germana de "Novo Mundo" - Montagem/fotos de divulgação TV Globo
Vivianne Pasmanter como Lili de "Totalmente Demais" e Germana de "Novo Mundo" Imagem: Montagem/fotos de divulgação TV Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

25/12/2017 04h00

O papel não foi pensado para ela, mas quando Vivianne  Pasmanter foi chamada às presas para viver Germana, em "Novo Mundo", uma dona de taberna truculenta e interesseira, tendo apenas quatro dias de preparação, abraçou a personagem como se tivesse sido criada para ela. Irreconhecível, a atriz mergulhou de cabeça no papel e acabou sendo apontada pela crítica como um dos destaques da teledramaturgia em 2017.

“Foi uma personagem diferente de tudo que eu tinha feito. Trabalhava muito a caracterização, o tom da personagem. Não era só uma comédia, era quase um bufão, um palhaço. E ao mesmo tempo foi uma surpresa como ela se comunicou com o público”, relembra a atriz, que substituiu a colega Márcia Cabrita, que precisou se afastar da produção para cuidar da saúde --a atriz acabou morrendo em novembro, vítima de um câncer no ovário.

Mas apesar da boa repercussão do público e também da crítica, os prêmios não vieram. Vivianne acabou ficando de fora dos indicados ao prêmio “Melhores do Ano”, do "Domingão do  Faustão", e o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). A atriz, que aparece entre as mais votadas na enquete do Troféu UOL TV e Famosos na categoria melhor atriz de 2017, diz não se sentir falta das premiações.

 

Licurgo (Guilherme Piva) e Germana (Vivianne Pasmanter) em "Novo Mundo" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Licurgo (Guilherme Piva) e Germana (Vivianne Pasmanter) em "Novo Mundo". Os dois formaram uma dupla de sucesso
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo
“Não me sinto injustiçada de maneira nenhuma. Não sei como é que funciona, mas realmente não é uma coisa que me pega”, diz ela, que considera ter sido "premiada" pelo reconhecimento do público.

Vivianne também elogia a equipe da novela e sua parceira com o diretor Vinicius Coimbra, e acredita que o pouco tempo que teve para se preparar para o papel foi bom para que se aprofundasse rapidamente.

“Foi um trabalho que fluiu fácil. Eu ia bem para lá, saia bem, era gostoso de fazer. Tinha o estresse físico, a coluna com aquele espatilho, o calor às vezes do lugar, a sujeira, ficar com aquele aplique que era pesado, machucava a cabeça. Acabei esgotada, mas feliz”, conta a atriz, que demorava cerca de duas horas para se caracterizar e mais duas para se desmontar.

Duplamente no ar

Além de brilhar como Germana em “Novo Mundo”, Vivianne também pôde ser vista até recentemente na reprise da novela “Por Amor”, no Viva, na qual interpretava a vilã Laura. A atriz afirma que não conseguiu acompanhar a reexibição da trama por conta das gravações desse ano, e evita fazer comparações entre suas personagens.

Carolina Ferraz, Eduardo Moscovis e Viviane Pasmanter - Reprodução/Instagram/carolinaferrazoficial - Reprodução/Instagram/carolinaferrazoficial
Carolina Ferraz, Eduardo Moscovis e Viviane Pasmanter em cena da novela "Por Amor"
Imagem: Reprodução/Instagram/carolinaferrazoficial
“Tive a sorte de pegar personagens diferentes, não fiquei fazendo uma coisa só ao longo da minha carreira, o que a televisão faz às vezes com o ator. Todos os meus personagens são únicos”, orgulha-se.

Agora, a atriz se ocupa com sua mudança para São Paulo, e diz que quer levar consigo a possibilidade de “sair da casinha” que lhe foi dada com Germana. “Foi uma personagem tão boa, tão rica, fico pensando como vai ser a próxima”, diz ela, que afirma, no entanto, não criar expectativas para próximos trabalhos. “Não tenho nenhuma paranoia, muito tranquila. O que vier virá, vamos ver”.