Topo

"Não quis desrespeitar", diz apresentador que comparou Pabllo Vittar a rato

A cantora Pabllo Vittar e o apresentador esportivo José Ilan - Montagem/UOL
A cantora Pabllo Vittar e o apresentador esportivo José Ilan Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

26/12/2017 20h55

Apresentador do canal pago Fox Sports, José Ilan se desculpou pela crítica à presença de Pabllo Vittar em uma das latinhas comemorativas da Coca-Cola, nesta terça-feira (26). O jornalista disse que reconhece o erro e que não teve intenção de "desrespeitar pessoas". No dia anterior, ele havia publicado uma foto do refrigerante com a imagem da cantora com o seguinte comentário: "Saudades da Coca com rato".

"Pessoal, fiz um post ontem aqui pelo qual gostaria de me desculpar. Meu objetivo era apenas, por gosto musical, criticar um cantor. Já critiquei (ou elogiei) muitos outros aqui, assim como atletas e técnicos. Mas se o post ofendeu a um número considerável de pessoas, é sinal de que me comuniquei mal, escrevi algo de mau gosto. Não tive, em momento nenhum, intenção de desrespeitar pessoas. Reconheço meu erro e peço desculpas por ter ofendido a quem quer que seja", desculpou-se.

"Coca com rato" foi uma referência ao caso de um consumidor que teria encontrado pedaços de roedor em uma garrafa de refrigerante. Ele processou a Coca-Cola e pediu R$ 10 mil de indenização, mas a Justiça negou alegando "fortes indícios de fraude" nas embalagens.

Alguns seguidores defenderam a livre expressão de José Ilan, mas boa parte do público no Twitter considerou homofóbica a comparação entre Pabllo Vittar e um rato e repudiou a opinião do jornalista. Algumas pessoas pediram para o Fox Sports demiti-lo por publicar um comentário preconceituoso.

"Pode parecer apenas uma questão de gosto. Mas menosprezar um cantor que você não goste comparando com um rato dentro do refrigerante é repugnante. Guarde para você esse tipo de comentário. Além de um jornalista ruim, mostra que é preconceituoso e zero empatia", criticou um seguidor. José Ilan bloqueou internautas contrários ao seu tweet.

Além de Pabllo Vittar, oito artistas estampam latinhas comemorativas de Coca-Cola: Anitta, Ludmilla, Valesca, Solange Almeida, Simone & Simaria, Luan Santana, Projota e Thiaguinho.

Ex-Globo, José Ilan foi contratado pelo Fox Sports em 2012. O apresentador já se envolveu em outra polêmica, desta vez durante o trabalho. Ele se irritou com falhas no áudio e xingou sua equipe ao vivo. As ofensas foram ao ar, e o canal pago suspendeu o profissional.

Na última quarta, o apresentador Fábio Araújo, da TV Tambaú (afiliada do SBT na Paraíba), tirou sarro de Pabllo Vittar ao apoiar a opinião do cantor brega Falcão sobre a qualidade vocal da drag queen. Ele tocou a música "Holiday foi Muito" e apontou para Pabllo, aos risos, quando Falcão canta "Viado é viado". O profissional foi suspenso pela emissora.