Topo

Prédio que desaba na minissérie "Treze Dias Longe do Sol" foi criado em 3D

"Treze Dias Longe do Sol" - Ramon Vasconcelos/TV Globo
"Treze Dias Longe do Sol" Imagem: Ramon Vasconcelos/TV Globo

Do UOL, no Rio

05/01/2018 17h34

Os efeitos especiais são parte essencial da minissérie "Treze Dias Longe do Sol", que estreia na Globo na próxima segunda-feira (8). A começar pelo prédio onde se passa a história: é em torno dos feridos no desabamento do Centro Médico Dr. Augusto Rupp que gira a trama de dez episódios, estrelada por Selton Mello e Carolina Dieckmann. A construção que vem abaixo logo na estreia é feita inteiramente em 3D.

"Construir um prédio para destruí-lo demanda um planejamento bem complexo, que começa nos detalhes relacionados aos planos que vamos filmar, passando por toda parte técnica e tecnológica necessária. São várias áreas que precisam se comunicar para que as imagens finais estejam de acordo com a realidade", explica Luciano Moura, diretor artístico da minissérie.

Veja também:

Até o resultado final, foram feitas centenas de simulações e estudos de quedas e demolições reais. Para todo o trabalho em 3D, que inclui modelagem, iluminação e simulações, foram necessárias 5.600 horas de dedicação da equipe, sem contar efeitos (mais 10.000 horas) e finalização (15.000 horas).

Na atração, criada por Elena Soárez e Luciano Moura, Selton interpreta Saulo Garcez, o ambicioso engenheiro à frente da construção do Centro Médico Dr. Augusto Rupp, que vem abaixo no primeiro dos dez episódios. Sobre o ombro do especialista recai a responsabilidade de ter economizado dinheiro na obra para conseguir comprar, em parceria com a diretora financeira da Baretti Engenharia, Gilda (Débora Bloch), ações da empresa.

"Ele quer ser sócio dessa construtora e, por conta disso, acaba fazendo uso de mão de obra barata, usando material não tão bom. E isso acaba gerando a queda do prédio. E ele está lá em baixo com a Marion (Carolina Dieckmann), que é a filha do dono e chega para dar uma dura. Ali você já entende que eles têm alguma coisa, e a série passa o tempo todo mostrando a turma de cima e a turma de baixo, cada uma lutando para sobreviver", adianta.