Topo

Por que a Globo quer tanto que você assista a "Deus Salve o Rei"?

Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Tatá Werneck são as principais atrizes da novela "Deus Salve o Rei" e as maiores influencers  das redes sociais - Reprodução/Montagem
Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Tatá Werneck são as principais atrizes da novela "Deus Salve o Rei" e as maiores influencers das redes sociais Imagem: Reprodução/Montagem

Ana Cora Lima*

Do UOL, no Rio

10/01/2018 04h00

Com uma divulgação nunca vista em nenhuma outra produção da Globo, “Deus Salve o Rei” estreou na terça-feira (9) como "velha" conhecida do público. A novela de Daniel Adjafre e direção de Fabrício Mamberti ganhou muito mais do que as tradicionais chamadas na programação da emissora e no site oficial da casa.

Intérprete de Celso, um dos comandantes do exército de Montemor, um dos reinos da fictícia região da Cália, Caio Blat defende a divulgação ampla e inédita. “Sou do time de que é preciso mesmo engajar as pessoas o quanto antes no projeto, na ideia da novela e criando curiosidades sobre tudo. Nunca foi feita antes essa divulgação tão forte. Com certeza. Eu nunca vi. Mas acredito que até então a Globo tinha uma certa política de guardar ao máximo para o dia da estreia e percebeu que as redes estão todas abertas e aí não existe mais a surpresa, o segredo”, analisa.

UOL apurou que a estratégia tem como objetivo fazer de “Deus Salve o Rei” o primeiro produto para entrar na briga das grandes séries como “Game of Thrones”. A Globo se interessa por uma fatia do mercado streaming, de serviços como o Netflix. Outro motivo para esse abraço mais que coletivo é conquistar um público mais jovem, engajado e participativo. A escalação de Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine e Tatá Werneck, três das maiores influenciadoras digitais do país com cerca de 20 milhões de seguidores no Instagram cada, vai ao encontro dessa meta.

A assessoria de imprensa da emissora começou a divulgar a trama em outubro passado. Além de reportagens sobre o universo medieval em várias atrações como “Fantástico”, “Encontro com Fátima” e “Mais Você”, foram organizados encontros da equipe com jornalistas, com os fãs (sim, antes mesmo de entrar no ar, a novela já conta com admiradores). Houve ainda visita aos sets, incluindo uma após um incêndio que atingiu um dos galpões de gravação, nos Estúdios Globo.

O trio de protagonistas visitou a Comic Con Experience, em São Paulo, em dezembro. Até uma pré-estreia para convidados VIPs, em um cinema na zona oeste do Rio, foi feita, além de outras premières em salas de projeção nas principais capitais do país. No dia da estreia, o elenco viajou para prestigiar o lançamento e o site oficial da trama realizou um "ao vivo", mostrando os eventos do dia: a atriz Bia Arantes em Fortaleza e figurantes caracterizados, segurando placas da novelas, em um shopping de Salvador.

“Essa divulgação toda foi uma coisa combinada, mas também foi um desejo de equipe. 'Deus Salve o Rei' é um projeto diferenciado porque é a primeira vez que estamos fazendo um medieval, estamos explorando um mundo inexplorado que é esse universo de reis, rainhas, príncipes, princesas que habitam na nossa fantasia desde criança. E a casa está apoiando essa novela como apoia todas as suas produções”, diz Fabricio Mamberti

Elenco de "Deus Salve o Rei" se reúne em pré-estreia, no Rio - Daniel Pinheiro/AgNews - Daniel Pinheiro/AgNews
O ator Ricardo Pereira é tietado em em pré-estreia de "Deus Salve o Rei", no Rio
Imagem: Daniel Pinheiro/AgNews

Aos 49 anos, 13 anos como diretor de programas, séries e novelas na Globo, Mamberti deixa escapar que tem o aval da alta direção da emissora para as ações de “Deus Salve o Rei”.

“Cada projeto tem sua sinergia própria e esse é um que já nasceu com uma identidade diferenciada. Cada vez mais, a Globo tem buscado isso numa série, em novelas diferentes e o [Carlos Henrique] Schroder [diretor-geral da emissora] fala que devemos buscar conteúdo, de abrir um pouco mais para que o mundo está trazendo de temas, ideias, argumentos, assuntos e questões. É o que estamos fazendo com esse projeto”, completou.

O autor Daniel Adjafre concorda com o ineditismo na divulgação de sua novela e explica o motivo. "Na verdade, a emissora faz isso com todas as novelas, mas essa talvez tenha sido maior pelo fato de ser uma temática mais original e que nunca foi feita antes. Isso chama atenção e faz com que os outros produtos da emissora se interessem em descobrir coisas sobre esse universo novo como o figurino, a culinária, a música e tudo que diz respeito à época medieval. Tem também de ser um formato mais próximo da série, uma novidade para a emissora e que requer uma atenção maior", acredita. 

* Colaborou Guilherme Machado

Com nomes de peso no elenco, a nova novela das 19h é uma das apostas da Globo para o ano de 2018 - Reprodução/Instagram/tatawerneck - Reprodução/Instagram/tatawerneck
Com nomes de peso no elenco, a nova novela das 19h é uma das apostas da Globo para o ano de 2018
Imagem: Reprodução/Instagram/tatawerneck