Topo

Eri Johnson lamenta "repercussão zero" de "Belaventura" e quer voltar à TV

Eri Johnson em "Belaventura" - Reprodução
Eri Johnson em "Belaventura" Imagem: Reprodução

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

27/01/2018 04h00

Famoso pela alegria, Eri Johnson está com o sorriso contido. Sem contrato na TV há seis meses, o ator espera ansiosamente para voltar às novelas após sua participação em "Belaventura", que terminou na última sexta-feira (26), na Record. Atualmente, ele comemora o sucesso de sua peça "Um Casamento Feliz", em cartaz no Rio de Janeiro, mas sente falta da televisão.

"Sou de teatro, mas gosto muito de televisão. É um grande barato, não só porque projeta, porque se fizer um trabalho mais ou menos você passa despercebido. Mas na TV eu tenho um jeito de contracenar com quem está em casa. A televisão e eu nos damos muito bem. Já já vou estar na televisão, não tenho dúvidas", torce Eri Johnson em entrevista ao UOL.

Embora tenha aparecido na TV até a última sexta como o bobo da corte Corinto, o ator de 56 anos não trabalha para a Record desde julho, quando terminou de gravar "Belaventura". Por causa da frente avançada de capítulos e do adiamento da estreia da trama na Record, ele ficou seis meses aparecendo na televisão sem contrato com nenhuma emissora.

Repercussão zero

Após "Belaventura", a Record discute o futuro de sua teledramaturgia. A substituta, "Topíssima", teve sua produção suspensa. No horário, entrará a reprise de "Os Dez Mandamentos". Em seus oito meses na emissora, Eri Johnson avalia a experiência positiva, mas lamenta que a novela teve repercussão zero nas ruas.

"A experiência de ter feito uma novela na Record foi boa, porque eu reencontrei vários amigos. Gostei de ter trabalhado lá e não senti muita diferença [em relação à Globo]. A diferença que a gente sente, e é um absurdo, é que no caso de 'Belaventura' não houve repercussão nas ruas. Raramente alguém comentava a respeito. E é uma novela de que gosto muito. E gostei muito do meu personagem, do Corinto", analisa.

Eri Johnson - Blad Meneghel e Munir Chatack/ Record TV - Blad Meneghel e Munir Chatack/ Record TV
Imagem: Blad Meneghel e Munir Chatack/ Record TV
"É melhor estar desempregado no ar"

Eri Johnson gravou pilotos de um programa que mistura esporte e entretenimento para a Copa do Mundo, mas não fechou com nenhuma emissora. Com o fim de "Belaventura", o ator finalmente está livre para trabalhar em qualquer canal, como outros colegas contratados pela Record apenas para a trama medieval, como os ex-globais Adriana Birolli, Helena Fernandes e Paulo Lessa.

"Enquanto estiver no ar, não posso ser contratado por outra emissora. Falo para os colegas que acham isso muito chato: é melhor estar desempregado no ar do que fora do ar. Acho bom o artista mostrar o trabalho na televisão. Estou 'preso' lá, mas no ar. Desaparecido, realmente não serei lembrado. A partir de fevereiro, todos que estavam no ar e praticamente 'presos' à Record estarão liberados agora", afirma.