Topo

Repórter descobre que tratou depressão por 40 anos com remédio errado

O repórter Jorge Pontual, da Globo, revela que tratou depressão durante 40 anos com os medicamentos errados - Reprodução/TV Globo
O repórter Jorge Pontual, da Globo, revela que tratou depressão durante 40 anos com os medicamentos errados Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

31/01/2018 12h56

Correspondente da Globo em Nova York (EUA), Jorge Pontual revelou ter depressão há cerca de 40 anos e descobriu que se tratava com os remédios errados. O repórter falou sobre sua doença no "Bem Estar" desta quarta-feira (31) e entrevistou seu próprio psiquiatra, Samuel Sharmat.

"Eu sofro de depressão há quase 40 anos, e só agora estou tomando os remédios certos graças a um novo exame. É um teste genético que dá ao psiquiatra um perfil detalhado de 18 genes ligados à saúde mental. Descobri que justamente, durante décadas, eu tomei aqueles que não funcionavam no meu caso. Só que agora eu estou no caminho certo", afirmou na reportagem.

Segundo o psiquiatra de Pontual, o jornalista tem uma variante de um gene que o predispõe à depressão. No teste, o médico descobriu que seu paciente tem variação de outro gene, que faz o repórter metabolizar remédios tão depressa a ponto de não surtirem efeito.

O psiquiatra receitou ao paciente pílulas que induzem a produção de serotonina, neurotransmissor que diminui a ansiedade, um dos sintomas da doença. Jorge Pontual se mostrou aliviado por finalmente tomar os remédios certos para controlar a depressão.

"O resultado do teste veio com a lista dos antidepressivos que não funcionam para mim, e eram justamente aqueles que tomei durante décadas. A boa notícia é que veio também a lista dos antidepressivos que funcionam, e ela é bem mais longa. Agora que eu estou tomando o metilfolato e o antidepressivo certo, minha vida mudou, meu humor ficou estável, sem aqueles altos e baixos, em geral mais mais baixos do que altos, de antes. A depressão ficou sob controle", disse.