Topo

"É possível viver bem com esclerose múltipla", diz Ana Beatriz Nogueira

Ana Beatriz Nogueira fala sobre Esclerose Múltipla no "Encontro" - Reprodução/Globo
Ana Beatriz Nogueira fala sobre Esclerose Múltipla no "Encontro" Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, no Rio

07/02/2018 11h29

Ana Beatriz Nogueira falou abertamente sobre a Esclerose Múltipla, doença degenerativa que descobriu em 2009, no "Encontro" desta quarta-feira (7). A atriz disse que demorou para ter um diagnóstico certo.

"Tinha 42 anos, estava trabalhando à beça, gravando 'Caminho das Índias', dirigindo o show da Zélia Duncan, estava num ano animadíssimo... Tive todo um tempo para entender. Gravei muito tempo vendo tudo duplo. A Gloria Perez nunca soube disso, nem meus colegas", disse.

"O primeiro [surto] passou sozinho, o segundo já não passou, e no terceiro eu tive o diagnóstico. Na terceira, fiquei muito tempo sem ser atendida adequadamente, aí eu troquei a equipe. O que é ser atendida adequadamente, é fazer uma coisa chamada soroterapia, que é um ataque aéreo de cortisona na veia. Na mesma hora você sai do chamado surto, o meu era ver embaçado", completou.

A atriz decidiu falar sobre a doença agora para esclarecer mais o tema e alertar as pessoas para que não tenham preconceito.

"Eu tinha também esse receio, a pessoa não conhecer a doença e falar: 'um papel tão importante, será que ela vai faltar'. Gente, conjuntivite leva quinze dias. Então [falar sobre] é para deixar a coisa sem preconceito. Para quem está recendo o diagnóstico sem preconceito. Para quem está recendo a notícia agora, de um diagnóstico saber que é possível viver bem, com qualidade, com esclerose múltipla".

Ana Beatriz diz que se sente privilegiada por ter a doença de forma branda. "Sei que tem casos que evolui, mas são muitas mulheres no Brasil vivendo bem com EM".

"A arte é curativa, ninguém me tira isso da cabeça", contou ela, que completou dizendo que tem fôlego para trabalhar por muitos anos.

"Pretendo trabalhar até muito velhinha, aliás eu de férias não fico legal. As férias são prejudiciais a minha saúde, eu preciso estar trabalhando".