Topo

Gilberto Gil elogia paródia de Adnet no "Tá no Ar": "Fui surpreendido"

Marcelo Adnet canta "(Não Seja) Reaça", paródia de "Realce", de Gilberto Gil", no "Tá no Ar" - Reprodução/TV Globo
Marcelo Adnet canta "(Não Seja) Reaça", paródia de "Realce", de Gilberto Gil", no "Tá no Ar" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

12/04/2018 13h19

A paródia de Marcelo Adnet contra conservadores e apoiadores da ditadura militar foi aprovada pelo autor da música original. Gilberto Gil, compositor e intérprete de "Realce", elogiou a versão do programa "Tá no Ar", "(Não Seja) Reaça", exibida pela Globo na última terça-feira (10).

"Contundente versão do querido Marcelo Adnet para a minha música 'Realce'. Fui surpreendido como todos vocês quando a assisti essa semana no programa 'Tá no Ar'", elogiou Gilberto Gil no Twitter. Ele também compartilhou o clipe e um trecho da música no Instagram e no Facebook. A canção original foi lançada em 1979.

Na versão do "Tá no Ar", Adnet critica os defensores da volta do regime militar, apoiadores do projeto "Escola Sem Partido" e conservadores que atacaram o coreógrafo Wagner Schwartz após ele ter se apresentado nu no MAM (Museu de Arte Moderna) e tocado nos pés por uma criança acompanhada pela mãe.

"Como é que pode, quer que a ditadura volte, mas decerto se arrependerá. Vai ter censura até no seu textão do Face e você mesmo pode se ferrar. Reaça, reaça, se a liberdade termina é pior. Reaça, reaça, veem um corpo desnudo e acham um insulto para a família brasileira", cantou Adnet no "Tá no Ar".

Em 2016, Adnet satirizou Chico Buarque e também foi elogiado pelo cantor. Na paródia, o humorista interpretou "Chico Buarque de Orlando", versão politicamente de direita do músico, assumidamente de esquerda. Ele usou as músicas de Chico para fazer piada com quem exalta os Estados Unidos e trocou MPB por "Música Popular de Direita". No final, a logomarca da Globo ganhou as orelhas de Mickey Mouse.

"Cálice", "Roda Viva" e "Paratodos" foram algumas das músicas parodiadas por Adnet. A sátira agradou aos telespectadores e ao próprio Chico, que compartilhou o vídeo em sua página no Facebook. O UOL entrou em contato com a assessoria de Chico, que confirmou a aprovação de Adnet. "Chico viu hoje e achou muita graça".