Topo

2 herdeiros de Francisco: neto e enteado de Chico Buarque ganham projeção

Chico Buarque de Hollanda e seus dois herdeiros: Proner, o enteado, e Brown, o neto - Reprodução/Divulgação/Montagem UOL
Chico Buarque de Hollanda e seus dois herdeiros: Proner, o enteado, e Brown, o neto Imagem: Reprodução/Divulgação/Montagem UOL

Do UOL, no Rio

12/04/2018 04h00

Eles também se chamam Francisco e atendem pela alcunha Chico. Um é Brown e o outro, Proner. O primeiro tem 21 anos, cantor, compositor e músico, e o segundo completou 18 anos no último dia 28 de fevereiro e ganhou destaque com um clique no sábado passado. Os dois são "herdeiros" de Chico Buarque de Holanda: Brown, o neto, na música e Proner, o enteado, tudo indica, na política.

Franscisco  Proner Ramos é filho do casal de advogados Wilson Ramos Filho e Carol Proner, namorada de Chico há um ano, advogada e uma das autoras de "Comentários a uma Sentença Anunciada: O Processo Lula". O pai atua no braço jurídico da CUT e, após se aposentar no final de 2016, viajou com os dos filhos – Chico e Barbara – pelo mundo. Foi fotografando pessoas, paisagens, realidades de vários países e culturas, que o garoto apurou seu olhar. Voltou disposto a fazer faculdade de Ciências Sociais ou Direito, mas ainda não se decidiu. Fotografia, sim, acabou sendo uma escolha natural.

A foto que projetou o rapaz foi feita durante a missa em memória a ex-primeira-dama Marisa Letícia, no último sábado (7), pouco antes do ex-presidente Lula se entregar à Polícia Federal. A imagem mostra Lula sendo carregado em meio à multidão e foi reproduzida em vários meios de comunicação, para citar apenas um, foi impressa em meia página do "New York Times".

Proner fez parte do coletivo Mídia Ninja e, hoje, também é colaborador de outro projeto, o Farpa. Acessível, bom menino, maduro, educado, alegre e tímido. São alguns dos traços da personalidade confidenciados por pessoas que conhecem o rapaz. Ele toca violão nas horas vagas e mantém total discrição sobre o namoro da mãe com o famoso músico, de quem ele conhece o repertório, mas que nunca toca nas rodinhas entre amigos.

“Acredito que os dois conversem mais sobre política", disse um amigo, que não quis se identificar. 

O UOL tentou conversar com o jovem, mas não conseguiu contato.

Chico Brown com um ano e no colo do avô Chico Buarque - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Chico Brown com um ano e no colo do avô Chico Buarque
Imagem: Reprodução/Instagram

Melhor músico da família

Chico Brown está prestes a lançar seu primeiro disco com base forte no rock. Suas influências são a música brasileira, reggae, jazz e até música clássica. Multi-instrumentista e estudante de produção musical, ele chamou atenção do próprio avô, que fez a letra para a sua valsa "Massarandupió" e a gravou no disco Caravanas (2017).

"Multi-instrumentista, autodidata e com ouvido absoluto. Chiquinho é o melhor músico da família", elogiou o avô, em mais de uma oportunidade.

Filho de Carlinhos Brown e Helena, a filha do meio de Chico e Marieta Severo, ele não hesita em falar da importância dos dois artistas. "Eu diria que meu pai me ensina mais ritmicamente, com levadas e grooves, enquanto meu avô me orienta mais poeticamente e melodicamente."

Prestes a terminar a faculdade no Rio, Chiquinho, como é carinhosamente chamado pela família, vive entre Salvador e a capital fluminense. Ele mesmo se define como extrovertido e diz lidar bem com a exposição.

"O lance é procurar manter o bom humor. Sempre senti um pouco essa disposição por parte do meu pai, com o lance do showbiz por ser um artista mais de rua, do Carnaval”, explicou em uma entrevista. E, por falar em Carnaval, Brown Filho não é muito chegado a folia. "Tenho anos mais reclusos."