Topo

Samara Felippo apoia mãe de menina que teve cabelo alisado sem autorização

Samara Felippo  - Reprodução/Instagram
Samara Felippo Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

02/07/2018 18h32

Samara Felippo, que defende o empoderamento negro e o feminismo, ficou indignada ao saber da história de Bella, de 8 anos, que teve seu cabelo cortado e alisado sem autorização da mãe. A atriz costuma falar sobre cuidados e autoestima de mulheres com cabelos cacheados em suas redes sociais e em seu canal no YouTube por causa de suas filhas, Alícia, de 9 anos, e Lara, de 5 anos, de seu casamento com Leandrinho, de quem se separou em 2013.

Bella tem mais de 95 mil seguidores no Instagram e posta fotos orgulhosa de suas madeixas. Em uma última publicação, a mãe da garota contou, indignada, que a filha teve os cabelos cortados e alisados sem sua autorização pela madrasta e que ficou inconsolável. 

Samara disse que muitos seguidores pediram para ela mentar e se posicionar sobre o caso.

"Fiquei tão down que não sei nem direito como me posicionar. (...) Ninguém tem o direito de violar a identidade negra de uma criança, seu cabelo é sua força, sua raiz, seu poder, é resistir a esse mundinho doente cheio de padrões de bosta. O que essa mulher e esse pai fizeram é de uma crueldade sem fim. Vendo o Instagram da Bella , é nítido que ela ama o cabelo, é nítido que ela é empoderada e se ama do jeitinho que é. E ostenta isso com orgulho, e inspira muitas meninas negras, cacheadas", declarou.

A atriz associou o caso com racismo. "Isso é um crime. Isso é não dar escolha. É alimentar o preconceito. Bella você é linda e esses cachos vão florescer mais fortes ainda. Mãe da Bella todo meu apoio e aliança. Estamos juntas e continuemos resistindo. Parabéns por se posicionar", disse.