Topo

Veterinária quer retratação da Globo após polêmica com cão: "Foi um choque"

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

09/08/2018 11h43

Uma declaração polêmica no "Vídeo Show", na quarta-feira (8), feita pela atriz mirim Natthalia Gonçalves, de "O Tempo não Para", caiu como uma bomba para a empresária e veterinária Patrícia Rober.

No programa, a intérprete de Kika, uma das personagens do século 19, disse que para manter o cachorro Pirata tranquilo, como se estivesse congelado na trama, era dada uma anestesia.

Patrícia é uma das sócias da empresa Animais em Cena, a agência responsável pelo adestramento de Pirata, que na vida real se chama Nietzsche. Acompanhada por um amigo adestrador, ela acompanhou o treinamento feito com o cão no set da novela.

Em entrevista ao UOL nesta quinta, ela diz ter tomado conhecimento da polêmica no "Vídeo Show" assim que aconteceu. Ainda no programa, a sua sócia foi chamada para explicar que não foi feito uso de qualquer substância no cachorro para anestesiá-lo.

"Ficamos em uma situação complicada porque tem toda aquela coisa de que criança não mente. Nunca entramos no set com qualquer tipo de droga. Foi um choque e ninguém entendeu nada", afirma.

Veterinária explica que o cachorro Pirata aprendeu a ficar na cápsula por estímulo com petiscos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Veterinária explica que o cachorro Pirata aprendeu a ficar na cápsula por estímulo com petiscos
Imagem: Arquivo pessoal
 

A veterinária diz que pretende procurar a atriz mirim ou algum responsável para entender o que a motivou a dar uma declaração que, ela garante, não é verdade.

"Ela não estava no dia que fizemos o adestramento do Pirata na cápsula. Quero conversar com ela. A única coisa que me passa pela cabeça é que ela deve ter reproduzido algo que escutou porque uma criança não iria inventar isso", acredita.

Patrícia diz ter pedido que uma nova retratação da Globo seja feita no "Vídeo Show": "Temos todas as constatações de que ele [o cachorro] não foi sedado. Entendo que é uma criança, que não sabe o que diz, mas é preciso esclarecer. O triste é que passamos tanto tempo fazendo um trabalho sério e positivo para o cão e aí uma frase desconstrói tudo".

A empresa produziu um vídeo mostrando o passo a passo do treinamento do cão (veja acima). "Eu queria que pudéssemos reproduzir essa cena ao vivo, mostrando como foi feita na novela, usando petisco [como recompensa]", diz ela, que esclarece já ter enviado à emissora gravações e fotos da preparação.  

O adestramento do Pirata

Adestrador dá petiscos ao cachorro Pirata no set da novela "O Tempo não Para" - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Adestrador dá petiscos ao cachorro Pirata no set da novela "O Tempo não Para"
Imagem: Arquivo pessoal
O adestramento do Pirata foi feito durante um processo que levou 15 dias, segundo a veterinária, até conseguirem com que ele ficasse calmo na cápsula.

"Começamos o processo no chão, fazendo ele ficar deitado. Depois fomos para a cápsula, que a princípio era meio inclinada e ele acabava escorregando. Conseguimos com a direção que colocassem a cápsula na horizontal e deu certo", se recorda Patrícia.

A empresária diz que nunca chegou a sugerir que usassem um boneco para fazer as cenas do Pirata "congelado" porque o cachorro correspondeu ao treinamento.

Esta não é primeira vez que a agência Animais em Cena faz treinamento de animais para novelas da Globo. A empresa já atuou em produções como "Êta Mundo Bom", "A Regra do Jogo" e na atual "Segundo Sol".