Topo

Fabiula Nascimento faz 40 anos e dá conselhos para sua personagem Cacau

A atriz Fabiula Nascimento - João Cotta/Globo
A atriz Fabiula Nascimento Imagem: João Cotta/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

18/08/2018 04h00

Fabiula Nascimento completa 40 anos neste sábado (18) e não faltam motivos para celebrar. Diferente de Cacau, sua personagem em "Segundo Sol", que não vai muito bem no amor, ela está feliz e apaixonada, morando junto com Emilio Dantas e vive uma excelente fase profissional.

Desta vez, a personagem de Fabiula descobre que Roberval (Fabricio  Boliveira) fez Edgar (Caco Ciocler) decidir entre o namoro e o trabalho e, decepcionada, termina o relacionamento.

"Ela precisa colocar as coisas em ordem, na cabeça e no coração. Mas acho que a vida dela está bem distante desta calmaria, o que é ótimo! Ainda mais cercada de colegas como o Caco e o Fabrício", conta. Ela aproveita para dar um conselho para Cacau.

"Largue dos dois e vá viver a sua vida, livre [risos]. Mas isso seria o conselho para a vida real. Na ficção, não tem graça, precisa do conflito".

A atriz não descarta que sua personagem reate com Roberval, mesmo depois de ter sido tão humilhada no dia do seu casamento.

Em "Segundo Sol", Roberval descobre caco de Cacau e Edgar e a xinga no altar - Reprodução/Gshow - Reprodução/Gshow
Roberval descobre caco de Cacau e Edgar e a xinga no altar
Imagem: Reprodução/Gshow


"A Cacau tem um coração confuso. Acho que tudo pode acontecer. Essa é a delícia de se fazer uma novela", diz.

Fabiula lamenta que após a forte cena do casamento, em que sua personagem teve o vestido de noiva rasgado e até caiu no chão diante dos convidados, a novela não tenha aprofundado mais sobre a questão de violência contra a mulher.

"Acho uma cena bem violenta, difícil de engolir. Como atriz, é difícil aceitar que não tenha um desdobramento. Ela não foi fazer uma queixa, não foi se posicionar como sofrer uma violência."

"A cena mostrou que a pessoa perde a cabeça, as estribeiras, uma pessoa que tem raiva, mágoa e num estado de nervoso comete um ato como esse. Mas eu não acho que a cena cumpriu esse lugar de 'vá e denuncie' porque ela não teve um desdobramento", completa.

Apesar de aparentar muitas vezes se sentir culpada por ter traído o noivo com Edgar, Fabiula discorda que Cacau tenha que carregar esse peso.

"Culpa? Nunca! Ela é uma mulher livre, mas tem uma vida amorosa confusa. É uma área em que ela não domina, não acerta. Ela já carrega essa culpa, mas eu não defendo esse peso na vida nem de ninguém. Isso precisa ser dissolvido, para a vida seguir o seu curso", opina.

Roberval (Fabricio Boliveira), Cacau (Fabiula Nascimento) e Edgar (Caco Ciocler) - João Miguel Júnior/Globo - João Miguel Júnior/Globo
Roberval (Fabricio Boliveira), Cacau (Fabiula Nascimento) e Edgar (Caco Ciocler)
Imagem: João Miguel Júnior/Globo


Com 10 anos de carreira na TV, Fabiula começou na série "Casos & Acasos" (2008) e atuou em "A Favorita" (2009), "Avenida Brasil" (2012), "Joia Rara" (2013), "Velho Chico" (2016), dentre outras novelas e séries. Ao fazer um balanço da sua trajetória, a atriz comemora a repercussão de Cacau com os telespectadores.

"É muito lindo ver a compreensão que as pessoas têm com a personagem. Vim num crescente de personagens, várias mulheres bem fortes e essa, por ser num horário nobre, tem mais visibilidade. As pessoas apreciam ainda mais. A relação com o público na rua está fantástica".