Topo

Ex-paquita Pituxita emagrece 17 kg e quer fazer novela: "Não estava feliz"

A ex-paquita Ana Paula Almeida eliminou 17 quilos com dieta e exercícios - Reprodução/Instagram
A ex-paquita Ana Paula Almeida eliminou 17 quilos com dieta e exercícios Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

12/09/2018 04h00

Há quatro anos, Ana Paula Almeida, a Pituxita, se arriscou na carreira de modelo plus size. A loira, no entanto, garante que não estava feliz com seu corpo e, após reeducação alimentar e exercícios físicos, com a ajuda de profissionais, eliminou 17 quilos. A ex-paquita, atualmente com 41 anos, chegou a pesar 100 quilos.

"Nunca quis engordar. Sempre que engordei, queria emagrecer, mas nunca tive força de vontade para isso. Decidi emagrecer quando tive uma infecção renal, aí tive que tomar cortisona e comecei a ver que estava prejudicando a minha saúde, estava com dor na lombar, comecei a ter hérnia de disco. A decisão de emagrecer foi por saúde, estética e satisfação pessoal. Não estava feliz quando estava mais cheinha não", explica.

Antes disso, Ana tentou emagrecer duas vezes com a ajuda de dois programas de TV. Ela recebeu ajuda em 2014 do quadro "Beleza Renovada", do programa "Eliana", do SBT, e participou do quadro "Além do Peso", exibido em 2015 no "Hoje em Dia", da Record.

"Perdi 18 quilos no 'Além do Peso'. Uma novela da Globo me chamou e tive que voltar a ser plus size para fazer um personagem, precisava engordar 10 quilos para fazer o teste. Engordei por opção porque sou atriz e queria investir na área. Passei no teste. Só que na época uma antiga atriz acabou voltando para o papel", lamenta.

A trama a que se refere, segundo a assessoria dela, foi "A Força do Querer", de Gloria Perez, e Ana Paula foi sondada para viver Abigail, interpretado por Mariana Xavier. Ana já fez algumas participações em novelas e não esconde o desejo e esperança de voltar a atuar.

"Fiz um curso com a Arme [Manente], que é diretora da Record, e ela terá testes para a nova novela que é 'Gênesis'. Acredito que participarei desses testes e, por isso, escureci o cabelo. Ela me disse que surpreendo como atriz. Depois de 15 anos sem atuar é muito bom ouvir isso de uma profissional como ela", comemora.

Reconstrução do casamento

Recentemente, Ana Paula reatou seu casamento com o empresário José Roberto Barbosa, com quem teve um filho, Davi - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Recentemente, Ana Paula reatou seu casamento com o empresário José Roberto Barbosa, com quem teve um filho, Davi
Imagem: Reprodução/Instagram

Ana Paula ficou seis anos separada do empresário José Roberto Barbosa, com quem teve Davi, 11 anos. Há quatro meses eles reataram o casamento e ela diz que se sente mais madura para levar a vida a dois com mais tranquilidade. No período em que ficaram separados, os dois brigaram na Justiça por conta da pensão do filho. Ela passou dificuldades financeiras e até leiloou um disco de ouro, de 1991, das Paquitas para pagar dívidas.

"Na verdade os dois se perdoaram porque os dois se agrediram verbalmente, os dois decidiram se separar. A gente não teve sabedoria para entender que era uma fase. Hoje a gente vê que a gente sempre se gostou. O casamento está muito mais forte, a gente está se entendendo muito melhor, não está tendo nenhuma desavença. Estamos fazendo planos. Sentimento tinha um pouquinho lá no fundo, está se fortalecendo e estamos reaprendendo a reconstruir nosso casamento. A gente já se conhece há 14 anos, esse período foi bom para a gente amadurecer e agora como ele diz é para sempre".

"Meu filho amou, pede irmãozinho, a gente que não quer mais. Queremos viajar, curtir, mas ele pede", completa.

Bonequinha da Xuxa

Ana Paula Almeida, a Pituxita, e Xuxa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ana Paula Almeida, a Pituxita, e Xuxa
Imagem: Reprodução/Instagram

A Pituxita Bonequinha, como era conhecida no "Xou da Xuxa", até hoje é abordada nas ruas por fãs do programa e conta que volta e meia as paquitas tinham um "arranca-rabo".

"Tem gente que chora, pede autógrafo. Por ter sido um grande sonho da minha vida, quero sempre lembrar com muito amor. Nós nos dávamos bem. Existia aquele ciumezinho, se a gente visse uma viajar mais que a outra. Tinha sim, mas não era aquele sentimento de inveja". 

Xuxa, segundo ela, tentava dar atenção para todas as suas assistentes, mas há quem diga que Ana Paula era a queridinha da apresentadora.

"Ela mantinha aquele lado neutro. Quando ensinava uma coisa, ensinava para todas. As pessoas dizem que ela tinha um carinho especial por mim, acredito que seja porque também vim do subúrbio como ela, sempre tive muita garra para conquistar meus sonhos e me destacar como paquita", conta.

"Tenho contato com ela [Xuxa] até hoje. Ela vibra com as coisas que faço, seja uma conquista pequena ou grande. Sempre quero participação dela. Se algum reality me chama, pergunto para ela como procedo. Ela sempre me dá muita força. Eu a tenho como exemplo e tutora mesmo", completa.