Topo

Danni Suzuki vira diretora e diz que não quer voltar a fazer novelas

Dani Suzuki quer se dedicar ao trabalho de direção - Reprodução/Instagram
Dani Suzuki quer se dedicar ao trabalho de direção Imagem: Reprodução/Instagram

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

09/10/2018 04h00

Com 20 anos de carreira na TV, Danni Suzuki foi seduzida pela direção e não quer mais deixar o trabalho atrás das câmeras. A atriz de 41 anos dirigiu um curta-metragem e está filmando um documentário sobre crianças refugiadas.

"Não pretendo voltar a fazer novelas. Quero partir para outros canais internacionais, para a direção. Cinema hoje me faz a vida. Depois de 20 anos na Globo já vivi tudo o que eu gostaria, cheguei onde queria chegar. Tenho muita vontade de me ampliar para a área de direção", afirmou Danni em entrevista ao UOL durante o Arte Importa, no Rio, no fim de setembro.

Danni participou de uma roda de conversa entre artistas e jovens interessados em trabalhar com o meio artístico. Ela contou um pouco de sua trajetória e das dificuldades que enfrentou até conseguir se firmar na Globo. O fato de ter ascendência oriental pesava na hora de ser chamada para os papéis.

"Ouvi diversas vezes: 'Não tem papel para você'. Graças a Deus ao longo da minha carreira não peguei nenhum papel porque 'ah, precisam de uma japones'. Conquistei papéis e tenho certeza que foi porque as pessoas me viam trabalhar todo dia, que eu era a primeira a chegar e a última a ir embora. Era disciplinada e ganhava as oportunidades por conta disso. Não posso dizer que não tive sorte. Sempre agradeço por ter saúde e força para estar no lugar certo", contou.

Em 2016, Danni fez o roteiro e dirigiu o curta-metragem "Pulso", com o ator Joaquim Lopes como protagonista. A produção foi premiada em vários festivais, entre eles no Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, no Piauí, e no Festival Nacional de Cine de Mar del Plata, na Argentina. 

"Conquistar espaço é difícil. Tem o preconceito de uma atriz que dirige. Apresento projetos e me falam 'quero que você atue' e eu digo 'não, eu quero dirigir'", contou Danni.

Para a TV, Danni ainda será vista no Canal Brasil na série "Baile de Máscaras", ainda sem data para estreia. Atualmente, ela se divide entre morar no Brasil e nos Estados Unidos. Há pelo menos dois anos Danni está entre o Rio e Los Angeles.

"Não estou em definitivo porque estou aguardando meu Green Card [visto permanente de imigração nos Estados Unidos] sair para morar lá de vez. Mas mesmo estando lá vou trabalhar aqui. Vou fazer essa mudança de vez quando sair documentação, não quero ir ilegal. Estou abrindo mercado de trabalho lá, mas estarei sempre trabalhando aqui. Sinto um compromisso social com meu país, quero continuar atuando aqui e cavando meu espaço lá", afirmou a atriz.