Topo

"Você só é feliz se tiver alguém? Nada a ver!", afirma Viviane Araújo

Viviane Araújo será Neide na próxima novela das 21h, "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva - Reprodução/Instagram@araujoviviane
Viviane Araújo será Neide na próxima novela das 21h, "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva Imagem: Reprodução/Instagram@araujoviviane

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

28/10/2018 04h00

Sozinha e muito feliz. É assim que Viviane Araújo, 43, resume o momento que atravessa. Prestes a estrear na próxima novela das 21h "O Sétimo Guardião", a atriz jura que já não liga mais para as cobranças com relação ao seu estado civil.

"Não consigo entender essa ideia tão ultrapassada de que, para uma pessoa estar feliz, precisa de um namorado, precisa ter alguém. Você só é feliz se tiver alguém? Nada a ver. É até chato ficar falando, repetindo esse assunto. Estou em um momento tão bacana da minha vida, que, de verdade, não estou preocupada nem procurando, mas se aparecer alguém vai ser maravilhoso", garante Viviane.

Já se preparando para o Carnaval 2019, a Rainha de Bateria do Salgueiro conversou com o UOL durante um ensaio na quadra da escola, no Andaraí, zona norte do Rio.

Apesar das gravações de "O Sétimo Guardião", a rainha de bateria do Salgueiro não perde um ensaio - Ana Cora Lima/UOL - Ana Cora Lima/UOL
Apesar das gravações de "O Sétimo Guardião", a rainha de bateria do Salgueiro não perde um ensaio
Imagem: Ana Cora Lima/UOL
Solteira desde o fim do namoro de dois meses com engenheiro Klaus Barros, em abril deste ano, Viviane diz não perceber se tem sido mais ou menos paquerada nos últimos tempos. O foco está no trabalho: "O Sétimo Guardião" é seu terceiro trabalho de peso na Globo, onde começou a trabalhar em 2001. Será a segunda parceria com Aguinaldo Silva, que a convidou para a novela "Império" há quatro anos.

"Sou eternamente grata ao Aguinaldo. Foi ele quem realmente me deu a oportunidade para atuar na TV e, a partir daí, as pessoas passaram a conhecer o meu trabalho como atriz. Até então, só tinha pequenas participações, pouca visibilidade. Graças a 'Império', fui convidada para 'Rock Story' e agora volto a trabalhar com esse autor incrível, esse amigo que agradeço a Deus ter", diz Viviane, ressaltando ainda seus próprios méritos.

"É bom para qualquer pessoa, qualquer profissional, ter alguém que o ajude a impulsionar a carreira, mas é preciso fazer por onde, fazer merecer a oportunidade", completa.

Quando fala por "merecer a oportunidade", Viviane se refere à dedicação e ao empenho para se aperfeiçoar como atriz. "Leio muito, estudo, faço cursos e busco ajuda de outros profissionais para me ajudar na interpretação, por exemplo. Para viver agora essa personagem na novela do Aguinaldo, eu procurei uma fonoaudióloga porque quero fazer uma voz diferente, uma voz que tenha a ver com o papel de uma mulher sofrida, triste e que guarda um grande segredo."

Mãe da protagonista

A personagem de Viviane Araújo é Neide, que chega na fictícia de Serro Azul para trabalhar em um salão de beleza, mas, na verdade, está em busca de sua filha perdida, ainda bebê, há 20 anos. A jovem seria a protagonista Luz, interpretada por Marina Ruy Barbosa.

"Tudo indica que ela são mãe e filha, mas, como todos sabem, o Aguinaldo é muito misterioso, imprevisível", desconversa.

A atriz aprovou o gênero realismo fantástico: "É uma experiência nova. Estou achando interessante porque a gente pode brincar, pode ousar na interpretação sem levar para o lado caricato. Nada é absurdo".

"Estamos vivendo em um momento tão conturbado, de tantas coisas ruins e tristes, que as pessoas querem ligar a televisão para se distrair, ter um respiro. O Aguinaldo está chegando com essa proposta e ele quer que as pessoas embarquem numa história que não é real, é uma fantasia e acredito que o público vai gostar", torce Viviane.

Campeã de "A Fazenda 5", Viviane afirma não acompanhar a atual edição. Além da falta de tempo, ela confessa que não teve a menor curiosidade assistir a temporada. "As anteriores eu ainda acompanhei, mas essa não me pegou."

Viviane está em sua terceira novela na Globo. "Agradeço ao Aguinaldo Silva por ter acreditado em mim" - Reprodução/Instagram/@araujoviviane - Reprodução/Instagram/@araujoviviane
Viviane está em sua terceira novela na Globo. "Agradeço ao Aguinaldo Silva por ter acreditado em mim"
Imagem: Reprodução/Instagram/@araujoviviane