Topo

Polícia inocenta Douglas Sampaio de acusação de agressão a ex

Douglas Sampaio e a ex-namorada, Jeniffer Oliveira - Reprodução/Marília Cabral/Globo/Montagem UOL
Douglas Sampaio e a ex-namorada, Jeniffer Oliveira Imagem: Reprodução/Marília Cabral/Globo/Montagem UOL

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

06/11/2018 18h04

O ator Douglas Sampaio foi considerado inocente pela polícia da acusação de agressão a ex-namorada, Jeniffer Oliveira, a Flora de "Malhação: Vidas Brasileiras". A conclusão está no inquérito, após ouvir depoimentos e coleta de provas, incluindo gravações realizadas por câmeras de segurança. Segundo o delegado Felipe Santoro da Silva, a atriz realizou uma denúncia caluniosa. 

"Com base nos elementos colhidos na instrução do inquérito há fortes indícios que Jeniffer de Oliveira Andrade, livre e conscientemente, compareceu a essa UPJ (Unidade de Processamento Judicial) noticiando um fato inverídico como verdadeiro, dando causa à instauração de investigação policial contra Douglas Santos Sampaio, imputando-lhe um crime de que o sabe inocente", diz o delegado no inquérito, ao qual o UOL teve acesso. 

No documento, o delegado indicia Jeniffer pelo crime de denunciação caluniosa. "Além dela, uma de suas testemunhas, Ingrid Spada, será processada por falso testemunho", relata Sylvio Guerra, advogado de Douglas Sampaio.

De acordo com o advogado de Jeniffer, João Bernardo Kappen, o relatório não é uma decisão definitiva, e espera a manifestação do Ministério Público.

"O relatório final vai ser encaminhado ao Ministério Público, que vai analisar se de fato as afirmações e a opinião do delegado correspondem ao que consta na investigação policial ou se o promotor entende que, não obstante a conclusão do delegado, há indícios da prática de crime. A decisão final é de um promotor de justiça", diz Kappen. 

Para o advogado, houve precipitação da polícia ao pedir o indiciamento de Jeniffer e Ingrid por denunciação caluniosa. 

"Quem vai analisar se de fato há crime de denunciação caluniosa é o Ministério Público. Só que nesse ponto há no meu entender uma precipitação por parte da autoridade policial porque você não pode falar em denunciação caluniosa sem que o inquérito em que se apura o crime tenha sido arquivado", afirma. 

O caso

Jeniffer e Douglas namoraram durante um mês. A atriz relatou que a agressão teria ocorrido na madrugada do dia 23 de junho. 

Na ocasião, Jeniffer registrou um boletim de ocorrência na 16ª Delegacia Policial do Rio de Janeiro e fez uma denúncia nas redes sociais. A fala de Jeniffer provocou uma onda de solidariedade, com vários artistas se manifestando a favor da atriz

“Ainda não digeri tudo que aconteceu e também não consigo entender. É muito ruim ser agredida e quem passou por isso sabe o quanto machuca. Te abala muito você escutar: ‘Eu te amo’ e depois essa mesma pessoa ter a coragem de te agredir. Além de física, a agressão é também emocional e não dá mais para ficar quieta”, disse a atriz na época ao UOL.

Douglas negou as acusações. "Ela bebeu para caramba, arrumou confusão com um cara, depois com uma mulher, como nos vídeos mostram. 20 minutos depois fui embora. Ela ficou indignada e trocamos mensagens. Bruna Marquezine, Preta Gil, abraçando uma causa que eu acho válida e apoio, mas acho que o que aconteceu foi devastador. Me prejudicou muito. Perdi trabalho. Não conseguia andar na rua", disse ele em entrevista ao canal de Antonia Fontenelle,