Topo

Com "estoque" de sobra, Globo prepara novidades para 2019; rivais penam

Otaviano Costa vai apresentar o "Programa Tá Brincando" - Divulgação/TV Globo
Otaviano Costa vai apresentar o "Programa Tá Brincando"
Imagem: Divulgação/TV Globo

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

14/12/2018 04h00

Com inúmeros programas "engavetados" e prontos para serem avaliados pela direção, a Globo é a emissora brasileira que melhor se prepara para o ano que vem e está bem à frente de suas principais concorrentes. Nos bastidores, fala-se em pelo menos vinte séries e programas de humor ainda na fila de espera para aprovação da alta cúpula, conforme antecipou o colunista do UOL Flávio Ricco.

"É da dinâmica da TV ter diversos projetos em desenvolvimento, não só no humor, mas nos diversos gêneros. É assim que temos sempre novidades para apresentar ao público", afirma a emissora em comunicado enviado ao UOL. "Mas a quantidade de projetos em avaliação varia e é uma informação interna da emissora".

A líder de audiência definiu a estreia imediata de alguns deles, como o game show "Tá Brincando", de Otaviano Costa, já a partir do dia 5 de janeiro. Há ainda as séries "10 Segundos para Vencer", que conta a história do boxeador brasileiro Eder Jofre, e "Elis - Viver é Melhor que Sonhar", que relata a trajetória da cantora Elis Regina (1945-1982), além da nova novela das sete, "Verão 90". E isso, ressalte-se, são lançamentos previstos apenas para janeiro. 

A Globo pretende aumentar também a sua capacidade de produção com a construção de mais três estúdios, cada um com 1.500 m², para abrigar séries e novelas. A inauguração pode acontecer ainda em 2019.

Record e SBT

Em 2018, as duas emissoras disputaram a vice-liderança até no "grito", por meio de anúncios publicados em vários meios de comunicação.

O fato é que, pelo menos para o ano que vem, a Record parece se movimentar mais, diante da passividade do SBT. 

Ao UOL, o canal de Edir Macedo confirmou que irá lançar a série nacional "Terrores Urbanos", já disponível no serviço de streaming Play Plus. Em fevereiro, prepara o "The Four Brasil", uma disputa de cantores em um formato inédito no Brasil, que será apresentado por Xuxa Meneghel.

Há ainda as estreias dos programas "Troca de Esposas", com Ticiane Pinheiro em fevereiro, e o "Top Chef", com Felipe Bronze, em abril. Na fila da dramaturgia está prevista a novela "Topíssima", ainda sem mês de estreia definido e, em julho, a cobertura dos Jogos Panamericanos deve movimentar os departamentos de esporte e jornalismo.

Sem movimentos significativos desde 2014, quando contratou Danilo Gentili a peso de ouro, a aposta é que o SBT deve continuar praticamente o mesmo para o ano que vem. Consultada, a assessoria de comunicação da emissora respondeu sucintamente: "Nada de novidades que possamos adiantar". 

Band

A Band passou por uma crise de audiência e identidade em 2018: fez troca de diretores, tentou mudar a sua imagem para o "canal da família", tirou apresentador, voltou com ele. 

Nos bastidores, sabe-se que o presidente Johnny Saad tem se mobilizado para alterar o cenário das coisas: realizou, por exemplo, um almoço com o departamento de esportes para demonstrar o seu interesse em voltar a investir no setor em 2019. 

Mas de concreto mesmo, por enquanto, só há uma novidade: a estreia de "O Aprendiz", com Roberto Justus, em março.

RedeTV!

Marcelo de Carvalho, um dos sócios da RedeTV!, entrou em 2018 prometendo investir na produção de séries. Não aconteceu.

Para 2019, a emissora planeja o lançamento do "Programa Padre Alessandro Campos", em fevereiro, e o reality show com influenciadores digitais "Entubados", em parceria com a produtora Formata, em março.