Topo

De volta à TV em Portugal, Tássia Camargo afirma: "Pedi demissão da Globo"

Tássia Camargo está em Portugal desde o ano passado  - Divulgação
Tássia Camargo está em Portugal desde o ano passado Imagem: Divulgação

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

15/01/2019 04h00

Primeira apresentadora do "Vídeo Show", Tássia Camargo ainda lamenta o desfecho melancólico do programa que ajudou a criar no final de 1982. "A ideia surgiu de um programa internacional comandado pela Olivia Newton-John. O saudoso Ronaldo Cury perguntou se eu tinha interesse em fazer um programa parecido. Começamos a trocar ideias e pautas até formatar o 'Vídeo Show' daquela época com memórias, falha nossa, entrevistas nas residências das celebridades etc", relembra atriz, que se envolveu tanto com a produção que sofreu para poder conciliar as gravações da atração com as novelas.

Tássia Camargo foi a primeira apresentadora do "Vídeo Show", em 1983  - Reprodução/ - Reprodução/
Tássia Camargo foi a primeira apresentadora do "Vídeo Show", em 1983
Imagem: Reprodução/
O "Vídeo Show" estreou em março de 1983 e Tássia estava no auge de sua carreira na Globo. Ela praticamente participava de uma produção a cada ano. Ora novela, ora minissérie. "Nós não tínhamos ainda a lei das 8h de trabalho e, eu trabalhava muito mais. Como não existia os Estúdios Globo, eu ia do Jardim Botânico para a Cinédia, na Taquara, em Jacarepaguá, e ainda tinha as externas. Era tanto trabalho que não aguentei gravar na época [1986] a segunda versão da novela 'Selva de Pedra' e o 'Vídeo Show'", conta. Um ano depois ela deixou o programa.

"Lamentei muito o fim do "Vídeo Show'. Mas assim como a vida, são ciclos. Vamos torcer para que a próxima atracão ofereça um bom entretenimento para as pessoas."

Prestes a completar 58 anos, desde 2008 ela não faz novela no Brasil. "Pedi demissão da Globo em 2006 e sai numa boa porque foram 25 anos de casa. Tive uma experiência na TV Record, mas nem tudo é dinheiro. A felicidade e o bem-estar contam muito e eu quis ter um tempo sabático!"

Em um primeiro momento, ela se isolou em um sítio, no interior do Rio. Parou até de assistir televisão aberta, só que aos poucos foi retomando a carreira de atriz participando de algumas peças teatrais, workshops e deu aulas de teatro. Em outubro de 2017, decidiu se mudar de vez para Portugal.

"Era um desejo antigo porque conheço Portugal desde a década de 80. Cheguei a ser rainha do Carnaval em Tomar e retornei até 2006. Gosto muito dos patrícios e da terrinha tão querida e estou adorando recomeçar a vida aqui, em um lugar onde tenho tantas lembranças boas", assume

Vida portuguesa

Vivendo em Lisboa, Tássia, claro, ainda goza da fama conquistada com as novelas brasileiras. "Sim, sou bastante reconhecida nas ruas, nos transportes públicos, supermercados e em todos os lugares porque muitas novelas minhas ainda passam aqui. E, se for para escolher uma personagem que mais marcou a memória dos portugueses, acredito que seja Elisa de 'Tieta'", diz.

Depois de fazer várias campanhas publicitárias e desfiles, Tássia aceitou o convite para participar de uma novela, "Valor a Vida" produzida pela TVI.

O Brasil é o meu país e que amo muito. Sinto falta dos amigos, família e do sol", explica a atriz  - Divulgação - Divulgação
O Brasil é o meu país e que amo muito. Sinto falta dos amigos, família e do sol", explica a atriz
Imagem: Divulgação
"Fiz gravações de uma personagem e são cenas que vão ao ar até o fim de janeiro. A novela é de uma autora premiada, Maria João Costa, e temos no elenco atores portugueses e brasileiros também [Carolina Kasting e Marcello Antony]. Não posso falar muitos detalhes da personagem porque tem uma cláusula contratual que não me permite dizer a história nem detalhes dela. É uma brasileira e faço o sotaque do Rio, apesar de ter nascido em Guarulhos", brinca.

Sobre a possibilidade de voltar a morar por aqui, Tássia não pensa duas vezes e diz que não. "Escolhi viver em Portugal. Claro que sinto saudade do Brasil. É o meu país e que amo muito. Sinto falta dos amigos, família e do sol. Eu aceitaria um trabalho para fazer no Brasil se fosse cinema ou teatro, mas voltaria para onde vivo agora", assume, que não mencionou retomar a carreira na TV brasileira.

Tássia também não quis falar de politica.