Topo

Ator cult, Jesuíta Barbosa estreia em novela como vilão: "Me tremendo todo"

"Estou fazendo um registro que eu nunca tinha feito antes", assume Jesuíta Barbosa sobre Jerônimo - Divulgação/Tv Globo
"Estou fazendo um registro que eu nunca tinha feito antes", assume Jesuíta Barbosa sobre Jerônimo Imagem: Divulgação/Tv Globo

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

28/01/2019 04h00

Ele é um dos atores mais respeitados da nova geração. Seu nome é associado ao sucesso seja nas minisséries ou em produções badaladas do cinema brasileiro. Mas Jesuíta Barbosa nunca havia feito novelas. Jerônimo de "Verão 90", novela ambientada na década de 90, que estreia na terça-feira (29).

"Estou me tremendo todo", brinca. "Dá nervoso saber que você vai passar todos os dias na televisão. Enquanto nas minisséries, os personagens ficam ali se apresentando para só depois se revelarem, aqui não! São muitas nuances e muitos desafios. O ritmo também é maior e isso vai me dar cacife para fazer outras coisas."

Jesuíta diz estar aprendendo com a linguagem de novela: "Estou me descobrindo na televisão. Está atingindo até minha memória porque descobri que tinha a capacidade de decorar textos de um dia para o outro. Me surpreendi".

Jesuíta irá fazer par romântico com Camila Queiroz. "É uma relação de amor e ódio", diz o ator  - Divulgalção/TVGlobo - Divulgalção/TVGlobo
Jesuíta irá fazer par romântico com Camila Queiroz. "É uma relação de amor e ódio", diz o ator
Imagem: Divulgalção/TVGlobo
Aos 27 anos, Jesuíta nasceu em Salgueiro e passou a infância em Parnamirim, cidades do sertão de Pernambuco. Ainda pequeno, foi morar com a família em Fortaleza, onde construiu sua carreira artística. Ser um representante do povo nordestino em um espaço dominado por artistas do eixo Rio-São Paulo lhe dá muito orgulho.

"É muito bacana. Queria fazer novela, com a minha avó me vendo. Dona Terezinha a vai ficar com raiva de mim! Ela assiste novela dizendo assim: 'Sai dai menino ruim' [risos]", observa já antecipando o caráter duvidoso de Jerônimo.

Na novela das 19h, escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, Jerônimo Guerreiro é irmão de João (Rafael Vitti), dois dos ex-astros mirins da Patotinha Mágica, grupo infantil de sucesso que deixa a fama no passado. Algo que sempre incomodou o filho mais velho de Janaína (Dira Paes), que insatisfeito com os rumos que a vida tomou, quer ser rico a qualquer custo.

"Ele é um cara que começa a se portar de outro jeito, mas, de vez em quando, escorrega. Estou fazendo um registro que eu nunca tinha feito antes", diz Jesuíta, que buscou várias referências de vilãs na sua composição.

"Ele é uma nova Laura [interpretada por Cláudia Abreu] de "Celebridades", que estudava a vida das pessoas para poder aprontar. A Maria de Fátima [de Glória Pires] também é uma referência porque tinha a coisa do silêncio, do olhar, do gestual e isso era tão bom. Hoje em dia é tudo tão picotado. Eu sempre quis fazer novela que tivesse cara de novela e apareceu essa oportunidade. Acho que elas estão se modificando, 'Verão 90' pode ser uma das últimas que tenha esse formato."

Jerônimo não será apenas um vilão. Ele terá uma relação de muito humor e romance com Vanessa (Camila Queiroz). "São dois picaretas", adianta. "Uma relação de amor e ódio e está sendo uma delícia trabalhar com a Camila", conta o ator, que também elogiou Dira Paes, que fará sua mãe.

"Ela tem um lugar maternal, tenho um afeto enorme por ela. Desde pequeno conheço a Dira. Estou nesta novela também por ela, para dividir e aprender com ela."

Janaína (Dira Paes) e os filhos João (Rafael Vitti ) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa) são personagens centrais da próxima novela das 19h, "Verão 90" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Janaína (Dira Paes) e os filhos João (Rafael Vitti ) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa) são personagens centrais da próxima novela das 19h, "Verão 90"
Imagem: Divulgação/TV Globo