Topo

Jorge Kajuru é condenado pela Justiça a indenizar Boris Casoy em R$ 50 mil

Jorge Kajuru (à esq.) foi condenado pela Justiça a indenizar Boris Casoy (à dir.) - Alberto Maia/Divulgação/RedeTV Montagem/UOL
Jorge Kajuru (à esq.) foi condenado pela Justiça a indenizar Boris Casoy (à dir.) Imagem: Alberto Maia/Divulgação/RedeTV Montagem/UOL

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

03/04/2019 19h01

O senador Jorge Reis da Costa, conhecido popularmente como Jorge Kajuru, foi condenado a indenizar o jornalista Boris Casoy, de acordo com decisão da 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. O valor da indenização é de R$ 50 mil. Cabe recurso.

A ação foi movida por Boris depois que Kajuru usou o Twitter durante as Eleições de 2014, e escreveu. "E o Sr. Boris poderia responder quanto faturou de FHC e sua tropa para fazer ataques pessoais ao Lula".

O apresentador da RedeTV! não gostou das insinuações e processou Kajuru, que na época comandava um programa no canal Esporte Interativo.

Em seu voto, o relator Luiz Fernando Sales Rossi afirmou. "Manifestação que possui notório teor ofensivo, veiculada durante a campanha presidencial de 2014. Dano moral caracterizado. Notória repercussão do comentário (até mesmo porque feito pelo réu, na época também apresentador televisivo e que certamente gerou grande repercussão). Publicação em perfil aberto e, portanto, acessível a indeterminado número de pessoas (réu que possui milhares de seguidores em sua conta de rede social)".

Ao UOL, Boris Casoy confirmou a condenação de Kajuru, mas disse que não queria comentar o assunto. Também tentamos contato com a assessoria do senador do PSB-GO, mas não houve retorno.

À reportagem, o advogado Carlos Eduardo Regina, responsável pela defesa de Boris Casoy, resumiu. "Não tem muito o que comentar. Foi uma decisão unânime do Tribunal de Justiça. Mas ele [Kajuru] pode recorrer", afirma.