Topo

"Me ajuda aí, Sérgio Moro", pede Danilo Gentili após condenação a prisão

Danilo Gentili é condenado por injúria contra Maria do Rosário - Reprodução/Facebook/Danilo.Gentili.Oficial
Danilo Gentili é condenado por injúria contra Maria do Rosário Imagem: Reprodução/Facebook/Danilo.Gentili.Oficial

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

10/04/2019 23h43

O apresentador do SBT Danilo Gentili reagiu com ironias depois de ser condenado pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo a 6 meses e 28 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, pelo crime de injúria praticado contra a deputada federal Maria do Rosário Nunes (PT-RS). Gentili poderá recorrer da sentença em liberdade.

"Não me levem cigarros, me levem charutos", ironizou ele em post publicado no Twitter. "Pô, Sérgio Moro, me ajuda aí, irmão. Fico devendo uma", escreveu em outra mensagem enviada diretamente ao ministro da Justiça, Sérgio Moro.

No Instagram, o apresentador do "The Noite" postou vídeo ao lado de sua equipe e questionou. "Quem aí vai me visitar na cadeia? Se não me visitar estará demitido."

Na mesma rede social, o apresentador publicou uma caricatura sua, e fez um apelo: "Ei Maria do Rosário, por favor me ajude. Prender não adianta nada. Sou apenas uma vítima da sociedade".

Em 2016, Danilo Gentili publicou mensagens ofensivas chamando a deputada de "nojenta", "falsa" e "cínica". Em resposta, Maria do Rosário processou o apresentador do "The Noite".

Em maio de 2017, Gentili recebeu a notificação extrajudicial do processo movido por Maria do Rosário, mas rasgou e esfregou os papéis nas partes íntimas. Na ação, ele finge surpresa com o conteúdo do envelope e destaca o termo "puta" da palavra deputada. O vídeo foi publicado nas redes sociais.

A defesa alegou que o humorista não teve a intenção de atacar Maria do Rosário, mas a juíza Maria Isabel do Prado não reconheceu o argumento.

Na decisão, a juíza ressalta o direito à liberdade de expressão, mas pontua que quando alguém ultrapassa a linha da ética, "surge no Estado de Direito a tutela penal como legítimo instrumento de contenção contra o uso abusivo da liberdade de expressão."

"Verifico que o humorista e apresentador dolosamente injuriou através da internet a deputada federal, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe a alcunha de 'puta'", escreveu a magistrada na sentença.

"É necessário retomar o respeito"

Em nova enviada ao UOL, Maria do Rosário comemorou a sentença proferida pela juíza Maria Isabel do Prado e ressaltou a importância de se "retomar o respeito e o bom senso no debate público".

"A sentença da 5° Vara Federal Criminal de São Paulo deve ser lida como uma convocação à sociedade brasileira de que é necessário retomar o respeito, o bom senso no debate público, nas redes sociais e na vida. Não pode haver impunidade, cabendo ao Judiciário definir os termos da condenação. Considero a decisão um símbolo de que é possível preservar a liberdade de expressão e garantir a dignidade humana. Esta é uma vitória da democracia e da justiça."