Topo

Porchat chama vídeo de Gentili de "desrespeitoso"; apresentador rebate

Fabio Porchat critica vídeo publicado por Danilo Gentili em 2017 - Reprodução/RecordTV
Fabio Porchat critica vídeo publicado por Danilo Gentili em 2017 Imagem: Reprodução/RecordTV

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

11/04/2019 18h18

Rivais na televisão até pouco tempo atrás, Fabio Porchat fez duras críticas ao vídeo publicado por Danilo Gentili, no qual rasga e esfrega nas partes íntimas a notificação de processo movido pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), em 2017. (Assista ao vídeo abaixo)

Na mensagem, Porchat classificou o vídeo de "agressivo, desrespeitoso, infantil e de péssimo gosto".

"Acho que o vídeo do Danilo Gentili é de péssimo gosto, agressivo, desrespeitoso, infantil, sem graça, desnecessário, equivocado", escreveu Porchat. "Mas daí ele ser preso por mandar uma pessoa enfiar um papel no c*, acho bastante autoritário e arbitrário, perigoso inclusive", completou.

Gentili não gostou das críticas de Porchat, e rebateu. "A censura que estava no envelope, achou o que dela? Ignorarem o autoritarismo do envelope e pesar apenas na minha 'atitude infantil, sem graça, equivocada', achou o que disso? Eu deveria ter demonstrado respeito com o envelope? O exagero todo foi apenas minha atitude e a sentença?", questionou.

Em sua tréplica, Porchat justificou o direito de Maria do Rosário em apelar à Justiça. "Acho que quando se parte para ignorância corre-se o risco de perder a razão. Ou no mínimo, aliados. Ela está no direito dela, se sentiu ofendida. E foi. Apesar de achar as suas palavras à ela péssimas, acho que você tem o direito de dizê-las e ser condenado à prisão, um exagero."

O comediante Rafinha Bastos, que já foi processado pela cantora Wanessa Camargo após soltar uma piada sobre o filho dela no extinto "CQC", entrou na discussão.

"Cara... todos nós já fizemos piadas boas e ruins. Um colega não pode virar juiz da piada do outro. O que importa agora é que um colega está tendo a sua liberdade ameaçada. Simples assim", disse ele.

A 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo condenou, ontem, o apresentador do SBT Danilo Gentili a pena de 6 meses e 28 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, pelo crime de injúria praticado contra a deputada federal Maria do Rosário Nunes (PT-RS). Gentili poderá recorrer da sentença em liberdade.

Em 2016, Danilo Gentili publicou mensagens ofensivas chamando a deputada de "nojenta", "falsa" e "cínica". Em resposta, Maria do Rosário processou o apresentador do "The Noite".

Em maio de 2017, Gentili recebeu a notificação do processo movido por Maria do Rosário, mas rasgou e esfregou os papéis nas partes íntimas. Na ação, ele finge surpresa com o conteúdo do envelope e destaca o termo "puta" da palavra deputada. O vídeo foi publicado nas redes sociais.

A defesa alegou que o humorista não teve a intenção de atacar Maria do Rosário, mas a juíza Maria Isabel do Prado não reconheceu o argumento.

Na decisão, a juíza ressalta o direito à liberdade de expressão, mas pontua que quando alguém ultrapassa a linha da ética, "surge no Estado de Direito a tutela penal como legítimo instrumento de contenção contra o uso abusivo da liberdade de expressão."

"Verifico que o humorista e apresentador dolosamente injuriou através da internet a deputada federal, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe a alcunha de 'puta'", escreveu a magistrada na sentença.

"É necessário retomar o respeito"

Em nota enviada ao UOL, Maria do Rosário comemorou a sentença proferida pela juíza Maria Isabel do Prado e ressaltou a importância de se "retomar o respeito e o bom senso no debate público".

"A sentença da 5° Vara Federal Criminal de São Paulo deve ser lida como uma convocação à sociedade brasileira de que é necessário retomar o respeito, o bom senso no debate público, nas redes sociais e na vida. Não pode haver impunidade, cabendo ao Judiciário definir os termos da condenação. Considero a decisão um símbolo de que é possível preservar a liberdade de expressão e garantir a dignidade humana. Esta é uma vitória da democracia e da justiça."

O UOL também tentou contato com Danilo Gentili, ontem e hoje, mas não houve retorno.