Topo

"Nem Hitler foi acusado de tanta coisa", diz Danilo Gentili após condenação

Danilo Gentili - Divulgação / SBT
Danilo Gentili Imagem: Divulgação / SBT

Thaís Sant'Anna

Colaboração para o UOL

15/04/2019 12h19

Danilo Gentili foi entrevistado ontem por Leda Nagle, em um vídeo publicado no canal da jornalista hoje. Durante o bate-papo, o comediante e apresentador do "The Noite", no SBT, falou sobre ser condenado a 6 meses e 28 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, pelo crime de injúria praticado contra a deputada federal Maria do Rosário Nunes (PT-RS). Ele poderá recorrer da sentença em liberdade.

"Eu sou comediante, então achei engraçado [ser condenado]. É muito absurdo. Quando as coisas ficam incoerentes, minha cabeça é treinada a achar graça. Porque é um raciocínio de comediante estar procurando sempre a incoerência, o absurdo, o exagero, e como essa decisão foi tudo isso, eu fiz piada", disse ele.

Gentili comentou também as manifestações contra e a favor de sua prisão, como de Paula Lavigne, que não escondeu a felicidade em saber que o humorista foi condenado.

"Não fiquei chateado, nem fiquei bravo. Tô achando muito interessante que chegou num ponto que algumas coisas ficam claras. Tem pessoas que se escondiam atrás da defesa da liberdade de expressão, que agora estão comemorando a prisão de um comediante. É bom porque muitas máscaras caem", declarou.

Comparação com estupro e Hitler

Danilo Gentili igualou a situação, de quem defende liberdade de expressão, mas apoia sua condenação, com quem culpa a vítima em um caso de estupro.

"Quando você diz pra uma mulher, que é um absurdo, 'você estuprada, mas também estava de minissaia', está colocando a culpa na vítima, quando só o estuprador é o culpado. E é o mesmo caso aqui. Você culpa a vítima da censura por uma pena tão discrepante como essa", explicou.

Ele também se comparou com Adolf Hitler por já ter sido acusado de racista, machista, fascista, homofóbico.

"Nem Hitler foi acusado de tanta coisa. Hitler era nazista, não machista. Isso eu sou. Tenho mais acusação que o Hitler", disse.

"Praticamente impossível eu ser preso"

Danilo não vai mudar seu estilo após a condenação ou evitar algumas piadas por medo de ser processado novamente.

"Se eu deixar de fazer qualquer piada com medo da patrulha, quer dizer que eles venceram. Quer dizer que não sou mais comediante, que sou militante político", disse ele, que vai usar a situação para brincar consigo mesmo: "Cheguei até aqui porque não mudei. Falar não é crime, não pode se".

Ele acredita que, no fim, não será preso.

"Acho praticamente impossível. Mas se me perguntassem há uma semana se eu seria condenado, diria 'impossível' e fui", ponderou.