Topo

Record ataca TV após denúncia sobre suposta rede ilegal de adoção da IURD

Record ataca TV portuguesa após denúncia sobre rede ilegal de adoção da IURD - Reprodução/TV Record
Record ataca TV portuguesa após denúncia sobre rede ilegal de adoção da IURD
Imagem: Reprodução/TV Record

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

27/05/2019 15h41

A TV Record dedicou ontem à noite mais de 14 minutos para atacar a TVI, uma das maiores emissoras de televisão de Portugal, acusando-a de praticar "jornalismo sensacionalista" e propagar "fake news".

Em dezembro de 2017, a TVI exibiu uma série de 10 reportagens denominada "Segredo dos Deuses" na qual acusa membros da Igreja Universal do Reino de Deus de criar uma suposta rede ilegal de adoção de crianças. Na época, a emissora lançou ainda a campanha #NãoAdotoEsteSilêncio, exibida na TV e na internet.

"E agora, o fim de uma farsa em Portugal", iniciou a narração de Paulo Henrique Amorim, no "Domingo Espetacular", ontem. "O Ministério Público arquivou o processo contra a Igreja Universal. A investigação realizada por promotores desmentiu uma série exibida pela TVI", prosseguiu.

Após mais de um ano e cinco meses de investigação, o Ministério Público de Portugal decidiu então pelo arquivamento do processo contra a IURD.

A Record sugere que os ataques são uma consequência da "grave crise financeira" pelo qual a TVI passa. O Grupo Prisa, dono da marca TVI, estaria à procura de um comprador há dois anos e oferecido inclusive à própria Record, conforme noticiaram alguns sites e jornais em março.