Topo

Por que a voz de Juliana Paes está diferente em "A Dona do Pedaço"?

Juliana Paes é Maria da Paz em "A Dona do Pedaço" - Victor Pollak/Globo
Juliana Paes é Maria da Paz em "A Dona do Pedaço" Imagem: Victor Pollak/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

29/05/2019 04h00

Juliana Paes apareceu no capítulo de segunda-feira (27) em "A Dona do Pedaço" na nova fase de sua personagem, Maria da Paz, como uma empresária ricaça e caricata, dona de 22 lojas de bolos. O que mais chamou atenção do público foi o sotaque da confeiteira, mais carregado e bem diferente da primeira fase da trama.

Afinal, a voz de Maria da Paz é proposital? Procurada pelo UOL, a Globo disse que não comenta o assunto. O fato é que a atriz de 40 anos teve um problema nas cordas vocais, em setembro do ano passado, e precisou se afastar da TV para tratar dois cistos. Na ocasião, ela estava escalada para apresentar o programa "Os Melhores Anos de Nossas Vidas" com Lázaro Ramos.

"Não é nada grave, se trata da minha saúde vocal. Eu descobri dois cistos nas minhas cordas vocais, é o que está me deixando com esse tom mais baixo [de voz]. Além dos cistos, tem um pouco de rouquidão, um pouco de edema. Tudo isso vem de excesso de trabalho, a Bibi [sua personagem em "A Força do Querer'] tem a ver com isso, eu gritava muito. Um pouco de estresse, um pouco de demanda de tudo", disse, na ocasião.

Em abril, Juliana falou com o UOL sobre o problema na voz e afirmou que terá que fazer terapia para sempre.

"Quando você descobre cistos fica uma cicatriz. Por mais que cuide, tenha disciplina e faça exercícios, ela fica. Continuo fazendo minha terapia vocal. Vou ter que cuidar sempre. É como jogador de futebol fazendo terapia antes e depois do jogo. Depois de muito uso, muito abuso, muito grito, tive esse acidente. Vou fazer terapia para a vida inteira, mas está tudo normal."

Natural da cidade fictícia de Rio Vermelho, no interior do Espírito Santo, Maria da Paz se instalou no bairro paulistano Bixiga após a passagem de tempo de 20 anos. Será que Ju Paes tenta misturar o sotaque capixaba com o paulistano?

"Primeira vez que estou assistindo e o sotaque da Juliana Paes já mudou umas quatro vezes, que isso", apontou um telespectador no Twitter.

Veja outros comentários da rede social: