Topo

Arnaldo Saccomani, jurado e produtor musical, está na UTI com crise renal

Arnaldo Saccomani em sua participação mais recente no "Programa do Ratinho" - Reprodução/SBT
Arnaldo Saccomani em sua participação mais recente no "Programa do Ratinho" Imagem: Reprodução/SBT

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

30/05/2019 15h43

Arnaldo Saccomani, produtor musical e jurado do SBT, está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital São Luiz, no Morumbi, zona oeste de São Paulo. Conhecido pelo jeito "ranzinza", o artista de 69 anos sofreu uma crise renal e realizou sua primeira hemodiálise na tarde de hoje.

Saccomani não aparentava boa saúde desde sua mais recente participação no "Programa do Ratinho", em que é jurado do quadro "Dez ou Mil" às segundas-feiras. O jurado parecia distraído e confuso, e chegou a errar notas para os calouros.

Ratinho percebeu que Saccomani não estava bem e providenciou uma equipe ambulatorial que passou o programa ao lado do jurado. No dia seguinte, ele fez exames no hospital Sírio-Libanês e recebeu o diagnóstico de uremia, excesso de ureia e creatinina no sangue.

Também na terça, o produtor musical se transferiu para o São Luiz, onde está sob os cuidados da equipe de nefrologia do hospital, das filhas, Julia e Thais, e da mulher, Vera.

Ao UOL, Julia Saccomani tranquiliza os telespectadores do SBT e a produção do "Programa do Ratinho", que está preocupada com o estado de saúde do jurado: "Ele só está na UTI por procedimento padrão para pacientes renais. A princípio, é uma diálise por dia no hospital".

Segundo a filha de Arnaldo, a doença renal foi provocada pelo diabetes tipo 2, que o pai trata há 20 anos. "Estava super controlada. Mas é uma doença silenciosa e, com o perdão da palavra, maldita", desabafa.

Ela conta que Arnaldo apresenta melhoras e, mesmo sem previsão de alta, diz que o pai quer voltar a trabalhar. "Ele fala: 'Pega uma caneta para mim'. Ele quer escrever, compor. Filtrar o rim demora um pouco, mas, se Deus quiser, na segunda ele estará de volta ao Ratinho".