Topo

Globo afasta Mauro Naves por interferir em acusação de estupro de Neymar

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

05/06/2019 20h43

A Globo anunciou o afastamento do repórter Mauro Naves por interferir no caso da acusação de estupro de Neymar contra uma mulher em Paris. O jornalista passou o contato do pai de Neymar ao ex-advogado da vítima, que se chama Najila Trindade, e foi suspenso pela emissora até que a denúncia envolvendo o jogador seja esclarecida.

O afastamento de Mauro Naves, um dos repórteres mais experientes da Globo, foi anunciado por William Bonner no "Jornal Nacional" de hoje. O apresentador relatou que Naves confirmou o envolvimento no caso e leu a decisão da emissora de deixá-lo de fora da cobertura esportiva, incluindo a Copa América, que começa em 14 de junho.

Anúncio de Bonner

William Bonner anuncia o afastamento do repórter Mauro Naves - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
William Bonner anuncia o afastamento do repórter Mauro Naves
Imagem: Reprodução/TV Globo
"O 'Jornal Nacional' publicou ontem a carta aberta à imprensa divulgada pelos ex-advogados da mulher que acusa Neymar de estupro. Eles afirmam na carta que a reunião que tiveram com os advogados de Neymar foi feita a convite do pai do jogador. Hoje, em nota, o pai de Neymar desmentiu essa afirmação. Disse que foi o advogado José Edgard Cunha Bueno que o procurou solicitando a reunião, e que José Edgard obteve o contato dele por intermédio do repórter Mauro Naves na quarta-feira da semana passada", disse Bonner.

"O repórter confirma as afirmações da nota do pai de Neymar, mas somente hoje relatou à Globo sua participação no episódio. Em sua defesa, Mauro Naves explicou que se limitou a repassar os contatos do pai para o advogado, a quem já conhecia, porque esperava obter a história com exclusividade, e que quando o assunto se tornou público avaliou que sua participação não teria relevância", prosseguiu o apresentador.

Em seguida, Bonner elogiou o colega, mas anunciou o afastamento por "contrariar a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas".

"Mauro Naves é um profissional excelente, com grandes contribuições ao jornalismo esportivo da Globo, mas há evidências de que as atitudes dele neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas. Em comum acordo, o repórter Mauro Naves deixará a cobertura de esportes da Globo até que os fatos sejam devidamente esclarecidos", concluiu.

Trajetória

O repórter Mauro Naves - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
O repórter Mauro Naves
Imagem: Reprodução/TV Globo
Mauro Naves trabalha na Globo desde março de 1987. Começou em Brasília, onde passou a morar a partir dos 13 anos. Em setembro de 1989, conseguiu espaço na sede da emissora em São Paulo, onde trabalha até hoje --exceto entre 1992 e 1993, quando saiu da Globo para se dedicar a uma loja de confecção de roupas com um primo.

Naves, ao lado de Tino Marcos, é o principal repórter esportivo da Globo e tem bom relacionamento com jogadores e técnicos de futebol. Além disso, cobre a seleção brasileira em todos os campeonatos e amistosos da equipe. O jornalista, que completará 60 anos em 24 de junho, acompanhava a preparação do time para a Copa América antes do afastamento.