Topo

"Síndico" de jornal de Tralli já respondeu sobre descarga e sexo barulhento

Marcio Rachkorsky participa de quadro no "SPTV", apresentado por Cesar Tralli - Reprodução/TV Globo
Marcio Rachkorsky participa de quadro no "SPTV", apresentado por Cesar Tralli
Imagem: Reprodução/TV Globo

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

08/06/2019 04h00

Advogado e especialista em condomínios, Marcio Rachkorsky diz receber uma "carga brutal" de perguntas --muitas delas, inusitadas-- relacionadas à política da boa vizinhança mesmo quando não está no ar no "SPTV", na Globo, com Cesar Tralli.

Foi o que aconteceu na última semana, quando Rachkorsky foi surpreendido com a pergunta de um telespectador durante o telejornal. Ele se queixava do sexo barulhento dos vizinhos e questionava: "A quem eu devo reclamar?". A pergunta, é claro, acabou virando meme nas redes sociais.

"Eu sempre respondo que esses assuntos precisam ser tratados com bom humor. O melhor caminho é abordar o vizinho com extrema gentileza e dizer: 'Olha, tem alguém com inveja de vocês aí...'", sugere ele, em entrevista ao UOL.

Rachkorsky não se abala porque, como conta, ao longo dos seus 21 anos atuando no mercado, já recebeu de tudo um pouco: de morador que se incomoda com o barulho de descarga do vizinho de cima ao de uma senhora, que dizia ser viúva do síndico, e queria construir um busto em homenagem ao marido no jardim do prédio. Há ainda quem se negue a pagar pelo cloro, já que não usa a piscina, e quem se incomoda com cheiro de maconha vindo de outro apartamento (veja alguns exemplos ao longo do texto).

"São assuntos que parecem banais, mas não são porque dizem respeito à vida cotidiana das pessoas", ressalta ele, que também já foi alvo de reclamações de vizinhos e diz que o importante é não perder a cabeça.

"Tempo atrás teve um vazamento de água no meu apartamento. Demorei um pouco para resolver e o vizinho de baixo reclamou. Também fiz uma festa, alguém passou da conta e reclamaram. Mas são situações normais e que sempre foram resolvidas amigavelmente."

Rachkorsky é gótico

Nascido em São Paulo e caçula de cinco filhos, Rachkorsky, de 46 anos, viu a sua carreira dar um boom depois que começou a participar como consultor sobre o tema em telejornais da Globo, em 2004. Reconhecido nas ruas, diz não se incomodar com as várias dúvidas a qualquer hora do dia.

"Às vezes respondo a dez perguntas enquanto faço sacolão. Mas sempre respondo calmamente. Os meus filhos e a minha mulher já sabem disso. Esse tipo de abordagem não me incomoda, pelo contrário, me gera uma sensação muito gostosa. Evidentemente, a Globo deu bastante credibilidade e aumentou muito o meu trabalho".

Mas quem vê Rachkorsky assim, engravatado e com semblante sério na TV, sequer imagina que ele é baladeiro, fã de rock gótico dos anos 1980 e frequentador assíduo do Madame Satã, casa noturna que reúne os fãs do gênero na Bela Vista, região central da capital paulista.

"Gosto de bandas dos anos 80, como Sisters of Mercy e The Cure", conta ele, que também costuma ouvir muita música em casa --sempre em um volume que não incomode os vizinhos.

Vai curinthia !!!!!

A post shared by Marcio Rachkorsky (@marciorachkorsky) on