Topo

Campeões de reality pioneiro da TV superaram distância e morte da mãe

Jarbas Homem de Mello com os campeões de "Cultura, o Musical", Aline Serra e Vitor Moresco - Paulo Pacheco/UOL
Jarbas Homem de Mello com os campeões de "Cultura, o Musical", Aline Serra e Vitor Moresco Imagem: Paulo Pacheco/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

10/06/2019 04h00

Primeiro reality show de teatro musical da TV brasileira, "Cultura, o Musical" precisou mudar a regra na final logo na temporada de estreia. Vitor Moresco e Aline Serra foram perfeitos e ganharam notas dez de todos os jurados, mas eles não conseguiram desempatar e deram aos dois o único troféu entregue pela TV Cultura.

Os campeões brilharam interpretando musicais consagrados. Vitor tentou a sorte em "Dreamgirls", enquanto Aline arriscou "A Cor Púrpura". Estas escolhas, porém, foram mais fáceis para eles do que a decisão de abandonar a cidade natal e mudar para a capital do teatro musical no Brasil, São Paulo.

Vitor Moresco, campeão do reality "Cultura, o Musical", com a mãe, Evelyn, e a namorada, Chiara - Paulo Pacheco/UOL - Paulo Pacheco/UOL
Vitor Moresco, campeão do reality "Cultura, o Musical", com a mãe, Evelyn, e a namorada, Chiara
Imagem: Paulo Pacheco/UOL
Vitor mora na capital paulista há três anos e reencontrou os pais, de Brasília, pela primeira vez neste ano. "Faltava morrer, havia cinco meses que eu não via, só pelo WhatsApp. Fico muito feliz pela Aline também, porque eu estava com o coração na mão, torcendo para um e outro. Ainda bem que foram sensatos e deram aos dois", afirmou Evelyn Moura, mãe do vencedor.

"Esse tipo de arte só acontece se tiver apoio familiar. Fiquei muito contente de ganhar junto com Aline. São duas peles pretas em destaque, é muito importante", comemorou Vitor Moresco, que revelou com quem vai ficar o troféu de campeão: "São dois, vão fazer outro".

Aline Serra, campeã do reality "Cultura, o Musical", com o irmão, Willian - Paulo Pacheco/UOL - Paulo Pacheco/UOL
Aline Serra, campeã do reality "Cultura, o Musical", com o irmão, Willian
Imagem: Paulo Pacheco/UOL
Aline teve a torcida do irmão, mais velho, Willian, que saiu de Belém para rever a irmã. O rapaz veio uniformizado com uma camiseta estampando a foto deles ao lado da mãe, Dona Jô, que morreu há dois anos, quando a campeã do reality trocou o Pará por São Paulo.

"O divisor de águas foi a morte da nossa mãe, que foi algo que derrubou a gente de maneira inesperada. Temos lutado tanto para conseguir reverter isso e continuar seguindo. Aqui foi um exemplo muito grande desse potencial. Por isso vim com essa foto", contou Willian Serra.

"Com certeza, ela estaria muito feliz de estar aqui e sei que em espírito e luz ela está comigo onde eu vou, em tudo que eu faço", disse a campeã.

O apresentador Jarbas Homem de Mello apresenta os finalistas do reality show "Cultura, o Musical": Aline Serra, Vitor Moresco, Flávia Striquer, Aquiles, Marília Lopes, Maria Clara Rosis e Marília Cortes - Nadja Kouchi - Nadja Kouchi
O apresentador Jarbas Homem de Mello apresenta os finalistas do reality show "Cultura, o Musical": Aline Serra, Vitor Moresco, Flávia Striquer, Aquiles, Marília Lopes, Maria Clara Rosis e Marília Cortes
Imagem: Nadja Kouchi

"Climão" no desempate

A decisão de "Cultura, o Musical" acirrou os ânimos da plateia, formada principalmente por parentes dos finalistas, e do apresentador, Jarbas Homem de Mello, que pressionou os jurados a desempatarem a competição. Ao final do programa, todos gritavam "empate" e "os dois", sabendo que o mais justo seria a vitória dupla.

"Desculpa, diretor, pode não me chamar para a próxima [temporada], mas eu não sei. Vou respeitar o meu coração", admitiu a atriz Fabi Bang, sob o olhar atento de Jarbas. Desesperado, ele apelou para a mulher, Claudia Raia, mas ela também ficou em cima do muro: "Meu amor, eu não consigo escolher. São duas performances muito diferentes. Desculpa. Eu escolho os dois".

A coreógrafa Fernanda Chamma apelou para que a votação permanecesse empatada. "Isso aqui não é um computador", afirmou ela, exaltando Jarbas: "Mas é um concurso!". Raia defendeu a colega de júri: "O nível é altíssimo. É injusto um dos dois perder". "Vocês vieram aqui para julgar", detonou o apresentador após ouvir mais uma negativa, do barítono Leonardo Neiva.

A decisão, por fim, ficou com a direção. E, a contragosto, Jarbas anunciou que Vitor e Aline foram eleitos os campeões de "Cultura, o Musical". Com a cabeça mais fria, o apresentador reconheceu que a vitória dupla foi justa.

"Fui sacaneado pelos jurados! Não esperava [ser 'traído' pela mulher, Claudia Raia]. Foi muito difícil, ninguém esperava esse empate. Até podia esperar, mas esperava uma decisão, porque não achei que poderiam ganhar duas pessoas. É difícil comparar um homem e uma mulher, com duas performances tão incríveis. Seria uma injustiça", avaliou.

O diretor da atração, José Roberto Walker, detalhou como foi escolher dois vencedores: "Desde o começo do programa, para mim estava claro que os candidatos eram muito bons e, pela qualidade, já imaginava que haveria um empate. As pessoas queriam um empate e foi o que aconteceu. É para mostrar o que a Claudia Raia falou, há uma qualidade no musical que as pessoas não imaginam que houvesse. Há tanta gente boa que não dá para ganhar um".