Topo

Caseiro de "A Fazenda" cuida sozinho de cenário abandonado e não vê reality

Clebis Ribeiro - Reprodução/Facebook
Clebis Ribeiro Imagem: Reprodução/Facebook

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

13/06/2019 04h00

Conhecido como o caseiro oficial de "A Fazenda", Clebis Ribeiro costumava aparecer no reality show rural da Record orientando os peões no cuidado com os bichos e corrigindo quando as participantes, quase sempre sem nenhuma intimidade com a roça, faziam alguma besteira. Mas desde 2017 não aparece mais no ar e, hoje, cuida sozinho da antiga propriedade usada como cenário do programa.

"Aqui está parado, foi feita uma reforma, mas está sem manutenção. O que se sabe é que vão vender a propriedade", lamenta ele em conversa com UOL sobre a fazenda em Itu, a 101 km de São Paulo. O lugar, que serviu de base para gravação do programa durante oito edições, foi trocado por outra propriedade em Itapecerica da Serra, na região metropolitana da capital.

Clebis continua contratado da Record e, recentemente, recebeu um diploma da emissora após completar dez anos de casa --a primeira edição do programa estreou em 31 de maio de 2009. O caseiro, no entanto, se diz preparado para o que possa acontecer em breve.

"Eu sou um cara que me preparei para esse momento, tanto financeira quando psicologicamente. Se vender a fazenda, seja o que Deus quiser, a vida segue. Tudo tem um fim", resigna-se.

O fazendeiro, que há 20 anos deixou a lavoura em Bandeirantes, no Paraná, para tentar a vida em Salto, cidade vizinha a Itu, disse ao UOL em 2017 que achava uma "sacanagem" não ser levado à nova sede, dada a sua dedicação.

Agora, no entanto, ele conta que conseguiu juntar dinheiro como funcionário da emissora, investiu na construção de uma lanchonete e alugou o ponto.

"Considero que investi bem. Tenho a minha casa, uma casa alugada e construí a lanchonete. Foi um dinheiro legal, considerável."

"Programa perdeu sua característica"

Além da transferência de sede, "A Fazenda" também passou por outras mudanças ao longo de uma década, com diferentes formatos e a troca de apresentadores --comandado atualmente por Marcos Mion, o programa já teve Roberto Justus e Britto Jr. na apresentação.

Para Clebis, o programa "perdeu a sua característica" com a saída de Britto Jr., que apresentou o reality da primeira à oitava edição.

"As primeiras edições foram focadas mais em fazenda, mostrava mais o ambiente, os animais, as plantações. Hoje é mais focado no confinamento. Ao meu ver, 'A Fazenda' foi perdendo a sua característica principal. A saída de Britto Jr. prejudicou, gostava dele, da simplicidade, tem mais a ver com o programa", critica o caseiro, que afirma não ver mais a atração. "Sinceramente, não tenho acompanhado mais".

Questionado como vê Marcos Mion à frente do reality show, Clebis ri e diz. "Eu sou suspeito para falar, é melhor eu não me comprometer."