Topo

Artistas defendem Paulo Betti após acusação: "Nunca foi sobre racismo"

Os atores Paulo Betti e Milton Gonçalves - Montagem/UOL/Paulo Belote/Mauricio Fidalgo/TV Globo
Os atores Paulo Betti e Milton Gonçalves Imagem: Montagem/UOL/Paulo Belote/Mauricio Fidalgo/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

18/06/2019 13h29

Paulo Betti recebeu apoio de artistas e colegas da chapa Renovação e Transparência, criada pelo ator para concorrer à presidência do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ). Betti foi acusado de racismo por Jorge Coutinho e Milton Gonçalves, que integram a chapa concorrente.

Dadá Coelho, mulher de Paulo Betti, compartilhou uma publicação de Caio Blat em defesa do colega. "Amigos, a causa racista é legítima e não pode NUNCA, jamais em tempo algum, ser usada de forma leviana e oportunista. Como diz Angela Davis: 'Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista'", comentou Dadá, que ganhou apoio da atriz Luisa Arraes.

Julia Lemmertz e Deborah Evelyn publicaram em suas redes sociais um texto da chapa Renovação e Transparência em defesa de Betti. Elas integram o grupo de apoio eleitoral ao ator ao lado de outros artistas, como Tonico Pereira e Zezé Polessa.

No texto, a chapa afirma que "a acusação é baseada em interpretação distorcida e equivocada de uma frase em que Paulo Betti elogia os companheiros Milton Gonçalves e Cosme dos Santos". Os artistas também alegam que nenhuma denúncia foi feita contra o ator e que o racismo "tenha sido usado levianamente" pela chapa rival.

A ação contra Paulo Betti, publicada inicialmente pelo site F5, corre na 33ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. Segundo os autos, em abril o ator teria publicado a seguinte mensagem em um grupo de WhatsApp: "A atual diretoria do sindicato está lá há muito tempo e tem uma forte representação negra com Jorge Coutinho e o grande Milton Gonçalves, além do querido Cosme. Isso complica bastante a luta, pois pode confundir as coisas".

A ação diz que a fala do ator de "Órfãos da Terra" acarreta interpretação "imprópria e infeliz" e faz "distinção entre negros e brancos".

"É uma acusação muito grave. Eu não sou racista. Pelo menos até onde eu saiba, a minha história não diz isso, eu nunca me considerei", disse ele ao UOL, por telefone. "Mas prefiro responder primeiro à interpelação", completou o ator.

As eleições para a presidência do SATED devem ocorrer nos dias 29 e 30 e 1º de julho.

Leia abaixo à carta da Chapa 2 - Renovação e Transparência, em defesa de Paulo Betti.

"TODO O APOIO AO GRANDE ARTISTA PAULO BETTI. NÃO CAIA EM FAKE NEWS. NUNCA FOI SOBRE RACISMO.

A Chapa 2 - Renovação e Transparência vem prestar toda solidariedade ao companheiro Paulo Betti que tem sido injusta e ostensivamente acusado de racismo, fascismo e nazismo em redes sociais pelo Sr. Jorge Coutinho, candidato à 5ª reeleição para a presidência do SATED RJ.

Para não nos deixarmos enganar, precisamos nos informar e refletir. Precisamos saber, por exemplo: - que a acusação é baseada em interpretação distorcida e equivocada de uma frase em que Paulo Betti elogia os companheiros Milton Gonçalves e Cosme dos Santos;

- Que nenhum juiz jamais recebeu nenhuma denúncia contra Paulo Betti, mas apenas um pedido de interpelação impetrado pelos senhores Jorge Coutinho e Milton Gonçalves;

- Que os Srs. Jorge Coutinho e Milton Gonçalves, há cerca de 20 anos na diretoria do Sated RJ, integram a Chapa 1, pela qual Sr. Coutinho é candidato à 5ª reeleição à presidência da entidade;

- Que Paulo Betti integra, com outros 23 colegas, a chapa concorrente, Chapa 2 - Renovação e Transparência, sendo portanto, neste contexto, um adversário eleitoral dos Srs. Milton Gonçalves e Jorge Coutinho;

- Que a atual direção do SATED (Chapa 1) tentou pedir o indeferimento da candidatura da Chapa 2 - Renovação e Transparência, mas a manobra não obteve sucesso, e culminou na volta da Chapa 2 ao processo eleitoral após determinação liminar da 81ª Vara da Justiça do Trabalho.

Diante desse histórico, lamentamos que uma questão tão grave e tão sensível à nossa população, como o racismo estrutural, entranhado em nossa sociedade, tenha sido usado levianamente a serviço de mais uma manobra eleitoreira que vem tentando a qualquer custo deslegitimar a chapa opositora.

Paulo Betti, cuja história de integridade e de luta democrática, desde a época da ditadura militar, é conhecida por todos, é artista e cidadão respeitado Brasil afora, e sua trajetória fala por si.

Não às calúnias.

Não aos atalhos desonestos.

Não às já desgastadas 'fake news'. Um processo eleitoral legítimo só pode se dar num contexto de respeito, transparência e democracia.

CHAPA 2 - RENOVAÇÃO E TRANSPARÊNCIA #RenovaSated #Re"

TODO O APOIO AO GRANDE ARTISTA PAULO BETTI. NÃO CAIA EM FAKE NEWS. NUNCA FOI SOBRE RACISMO. A Chapa 2 - Renovação e Transparência vem prestar toda solidariedade ao companheiro Paulo Betti, que tem sido injusta e ostensivamente acusado de racismo, fascismo e nazismo em redes sociais pelo Sr. Jorge Coutinho, candidato à 5ª reeleição para a presidência do SATED RJ. Para não nos deixarmos enganar, precisamos nos informar e refletir. Precisamos saber, por exemplo: - que a acusação é baseada em interpretação distorcida e equivocada de uma frase em que Paulo Betti elogia os companheiros Milton Gonçalves e Cosme dos Santos; - que nenhum juiz jamais recebeu nenhuma denúncia contra Paulo Betti, mas apenas um pedido de interpelação impetrado pelos senhores Jorge Coutinho e Milton Gonçalves; - que os Srs. Jorge Coutinho e Milton Gonçalves, há cerca de 20 anos na diretoria do Sated RJ, integram a Chapa 1, pela qual Sr. Coutinho é candidato à 5ª reeleição à presidência da entidade; - que Paulo Betti integra, com outros 23 colegas, a chapa concorrente, Chapa 2 - Renovação e Transparência, sendo portanto, neste contexto, um adversário eleitoral dos Srs. Milton Gonçalves e Jorge Coutinho; - Que a atual direção do SATED (Chapa 1) tentou pedir o indeferimento da candidatura da Chapa 2 - Renovação e Transparência, mas a manobra não obteve sucesso, e culminou na volta da Chapa 2 ao processo eleitoral após determinação liminar da 81ª Vara da Justiça do Trabalho. Diante desse histórico, lamentamos que uma questão tão grave e tão sensível à nossa população, como o racismo estrutural, entranhado em nossa sociedade, tenha sido usado levianamente a serviço de mais uma manobra eleitoreira que vem tentando a qualquer custo deslegitimar a chapa opositora. Paulo Betti, cuja história de integridade e de luta democrática, desde a época da ditadura militar, é conhecida por todos, é artista e cidadão respeitado Brasil afora, e sua trajetória fala por si. Não às calúnias. Não aos atalhos desonestos. Não às já desgastadas "fake news". Um processo eleitoral legítimo só pode se dar num contexto de respeito, transparência e democracia. CHAPA 2 - RENOVAÇÃO E TRANSPARÊNCIA #RenovaSated #Re

Uma publicação compartilhada por Julia Lemmertz (@lemmertzju) em

TODO O APOIO AO GRANDE ARTISTA PAULO BETTI. NÃO CAIA EM FAKE NEWS. NUNCA FOI SOBRE RACISMO. A Chapa 2 - Renovação e Transparência vem prestar toda solidariedade ao companheiro @paulobetti que tem sido injusta e ostensivamente acusado de racismo, fascismo e nazismo em redes sociais pelo Sr. Jorge Coutinho, candidato à 5ª reeleição para a presidência do SATED RJ. Para não nos deixarmos enganar, precisamos nos informar e refletir. Precisamos saber, por exemplo: - que a acusação é baseada em interpretação distorcida e equivocada de uma frase em que Paulo Betti elogia os companheiros Milton Gonçalves e Cosme dos Santos; - que nenhum juiz jamais recebeu nenhuma denúncia contra Paulo Betti, mas apenas um pedido de interpelação impetrado pelos senhores Jorge Coutinho e Milton Gonçalves; - que os Srs. Jorge Coutinho e Milton Gonçalves, há cerca de 20 anos na diretoria do Sated RJ, integram a Chapa 1, pela qual Sr. Coutinho é candidato à 5ª reeleição à presidência da entidade; - que Paulo Betti integra, com outros 23 colegas, a chapa concorrente, Chapa 2 - Renovação e Transparência, sendo portanto, neste contexto, um adversário eleitoral dos Srs. Milton Gonçalves e Jorge Coutinho; - Que a atual direção do SATED (Chapa 1) tentou pedir o indeferimento da candidatura da Chapa 2 - Renovação e Transparência, mas a manobra não obteve sucesso, e culminou na volta da Chapa 2 ao processo eleitoral após determinação liminar da 81ª Vara da Justiça do Trabalho. Diante desse histórico, lamentamos que uma questão tão grave e tão sensível à nossa população, como o racismo estrutural, entranhado em nossa sociedade, tenha sido usado levianamente a serviço de mais uma manobra eleitoreira que vem tentando a qualquer custo deslegitimar a chapa opositora. Paulo Betti, cuja história de integridade e de luta democrática, desde a época da ditadura militar, é conhecida por todos, é artista e cidadão respeitado Brasil afora, e sua trajetória fala por si. Não às calúnias. Não aos atalhos desonestos. Não às já desgastadas "fake news". Um processo eleitoral legítimo só pode se dar num contexto de respeito, transparência e democracia. CHAPA 2 - RENOVAÇÃO E TRANSPARÊNCIA #RenovaSated #Re

Uma publicação compartilhada por Deborah Evelyn (@debevelyn) em