Topo

Programa tem 0,5 ponto na TV e 1 milhão no YouTube: "Já evitamos suicídios"

A apresentadora Carol Minhoto posa com a equipe do Você Bonita, da Gazeta, e a placa de 1 milhão de inscritos do YouTube - Mariana Cavalcanti/TV Gazeta
A apresentadora Carol Minhoto posa com a equipe do Você Bonita, da Gazeta, e a placa de 1 milhão de inscritos do YouTube Imagem: Mariana Cavalcanti/TV Gazeta

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

21/06/2019 04h00

O que significa fazer sucesso na televisão? Para quase todas as emissoras, só o Ibope conta. Entretanto, o programa Você Bonita, da Gazeta, é um exemplo de relevância mesmo com números modestos na TV. O segredo está na internet. A atração, que tem média de 0,5 ponto de audiência (menos de 40 mil casas em São Paulo), superou 1 milhão de inscritos no YouTube.

A marca surpreendeu a própria Gazeta, que passou a enxergar na web uma alternativa para expandir sua programação, pouco vista em rede nacional. Você Bonita tem mais seguidores na internet do que dois carros-chefes da emissora, Mulheres e Mesa Redonda, e bate atrações de outras emissoras com audiência maior na TV.

Carol Minhoto, apresentadora do programa Você Bonita, segura placa de 1 milhão de inscritos no YouTube - Mariana Cavalcanti/TV Gazeta - Mariana Cavalcanti/TV Gazeta
Carol Minhoto segura placa de 1 milhão de inscritos do Você Bonita
Imagem: Mariana Cavalcanti/TV Gazeta
Mas, afinal, por que Você Bonita alcança tantas pessoas na internet? Para a apresentadora, Carol Minhoto, e a diretora, Glaucimara Marzenatti, o programa tem credibilidade por ser o primeiro na TV a apostar em saúde --o Bem Estar estreou quatro meses após a atração da Gazeta e, em abril deste ano, foi "rebaixado" a quadro.

"Em nove anos, o ibope nunca mexeu com a estrutura do Você Bonita. Conquistamos a placa de 1 milhão porque fazemos de forma diferente. Não há forçação de barra. Temos um lema: só trazemos convidados que passem credibilidade ao público. Não trago quem eu sei que não fala a verdade. As perguntas têm que ser respondidas da forma correta", afirma Carol Minhoto ao UOL.

"Há muitas blogueiras, digital influencers e youtubers que falam besteira na internet. Tomamos muito cuidado. Quando não conseguimos nutricionistas ou endocrinologistas, por exemplo, trazemos depoimentos de médicos para complementar", explica Glaucimara Marzenatti.

Ana Paula de Souza Brito, telespectadora do programa Você Bonita, no quadro Transformando Vidas - Montagem/UOL/Reprodução/TV Gazeta - Montagem/UOL/Reprodução/TV Gazeta
Ana Paula de Souza Brito, telespectadora do Você Bonita, no quadro Transformando Vidas
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/TV Gazeta

Reality "real"

A importância de "falar a verdade" mexeu com uma das apostas do programa, o reality Transformando Vidas, que reúne cardiologista, dermatologista, terapeuta, hair stylist, nutricionista e outros profissionais para mudar os hábitos e melhorar a autoestima de uma telespectadora durante seis meses.

Para divulgar a primeira temporada, a emissora convidou uma famosa, a cantora Vanessa Jackson, mas ela burlou as regras do quadro. "Com três meses, ela fez uma cirurgia bariátrica. Não teve paciência de esperar, mudar a cabeça. Optamos por falar a real para o público, que encerraríamos o quadro", relembra a diretora do programa.

"No fundo, ela não topou. Agora, o reality está no ar com uma telespectadora. Dá muito mais valor. A cabeleireira do quadro deu um emprego para ela. Perdeu 12 quilos em dois meses", comemora Minhoto.

Programa salvou vidas

Falar sobre bem-estar na televisão consagrou Carol Minhoto como apresentadora. Formada em rádio e TV com pós-graduação em jornalismo, ela começou vendendo produtos fitness no Best Shop TV, programa de vendas da Gazeta nos anos 2000. É a única remanescente da equipe original da estreia do Você Bonita, no ar desde 2010.

"Fui chamada para apresentar porque já fazia o estilo de vida saudável, treinava, acreditava nesse conteúdo em uma época que ninguém falava disso. Me achavam uma louca, sofri muito bullying na época", recorda. "Falaram que o programa era a minha cara. Foi muito bacana. O Você Bonita é o meu primeiro filho. Depois veio o João", brinca Carol, citando o filho de seis anos.

Carol Minhoto exibe boneca enviada por telespectadora que desistiu de se matar - Paulo Pacheco/UOL - Paulo Pacheco/UOL
Carol Minhoto exibe boneca enviada por telespectadora que desistiu de se matar
Imagem: Paulo Pacheco/UOL
A apresentadora já usava as redes sociais dentro do programa e lia perguntas do público antes de a interatividade virar moda. Hoje, ela sente a responsabilidade de ser autêntica e prestar serviço de qualidade ao público que a assiste na TV ou na internet e lota sua caixa de mensagens com sugestões e histórias. Carol guarda em seu camarim o presente de uma telespectadora carregado de emoção.

"Ela me deu essa boneca quando eu estava grávida, é a coisa mais linda. Ela me acompanha desde o Best Shop TV. Ela ia se matar e, um belo dia, ligou a TV e me viu cantando e dançando. Tem meu telefone, e eu a convidei para me ver na maternidade quando meu filho nasceu. Todo ano ela vem assistir os programas e fala: 'Você salvou minha vida'", conta Carol, emocionada.