Topo

Totia Meireles diz deixar pudor de lado para encarnar vilã em Verão 90

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

05/07/2019 04h00

Mercedes, a megera interpretada por Totia Meireles em Verão 90, está inconformada com o pedido de divórcio de Quinzão (Alexandre Borges), o envolvimento dele com a ex-atriz de pornochanchada Lidiane (Claudia Raia) e tem feito de tudo para tirar todo o dinheiro do ex-marido.

Durante a novela, a matriarca dominadora dos Ferreira Lima fez Dandara (Dandara Mariana) sofrer bastante por não aceitar o casamento do filho Quinzinho (Caio Paduan) com a dançarina de lambada e vibrou com a separação do casal. Elitista e preconceituosa, ela não hesitou em ordenar que seu cabeleireiro alisasse o cabelo da nora, numa das cenas que mobilizaram o público.

Mercedes (Totia Meireles) e Quinzinho (Caio Paduan) em Verão 90 (Reprodução/TV Globo). - Mercedes (Totia Meireles) e Quinzinho (Caio Paduan) em Verão 90 (Reprodução/TV Globo). - Mercedes (Totia Meireles) e Quinzinho (Caio Paduan) em Verão 90 (Reprodução/TV Globo).
Mercedes (Totia Meireles) e Quinzinho (Caio Paduan) em Verão 90
Imagem: Mercedes (Totia Meireles) e Quinzinho (Caio Paduan) em Verão 90 (Reprodução/TV Globo).
"Uma coisa que aprendi com ela, é que não posso ter pudor mesmo em falar os absurdos, como mandar a Dandara alisar o cabelo, mandar uma rainha da lambada vestir uma roupinha bege e comprida", conta a atriz.

"Não posso ter pudor quando faço a Mercedes, não posso medir palavras, então falo exatamente o que vem escrito [no roteiro] porque ela é assim. Não pode ser a Totia falando, tenho que vestir o papel da personagem. Já falei coisas absurdas!".

A atriz, mais conhecida pelas personagens cômicas, acredita que uma vilã desse horário é mais leve e faz o público se divertir com as maldades.

"É uma vilã de novela das sete, então é uma outra tinta. É como uma vilã de histórias em quadrinhos, a gente fica com raiva, mas acha graça", diverte-se.

Totia acha interessante que todos os vilões da novela sempre se deram mal de alguma forma ao longo da trama. "Eles fazem maldades, se dão bem na hora, mas daqui a dois minutos, se dão mal. A Mercedes também, ela fez o que fez, mas perdeu o marido, os filhos se afastaram, vai perder a grana", antecipa.

Apesar de tentar prejudicar Quinzão, no fim da novela, Mercedes perderá toda a fortuna e terá que se virar como camelô, vendendo muambas para sobreviver.

"Ela não perde a postura, mas está sempre se dando mal, acho que isso tem uma coisa de cômico. Não é aquele vilão que fica fazendo maldade a novela inteira e no último capítulo se dá mal. A gente está se dando mal a novela inteira", conta, aos risos.

Inspiração em Marília Pêra

Totia Meireles é Mercedes em Verão 90 - Victor Pollak/Globo - Victor Pollak/Globo
Totia Meireles é Mercedes em Verão 90
Imagem: Victor Pollak/Globo
Totia conta que para viver a perua ricaça de Verão 90 foi buscar inspiração em uma personagem de uma novela exibida há mais de 30 anos na Globo.

"Nos gestos, estudei muito Marília Pêra em Brega & Chique (1987). Tem umas coisas que eu peguei para a Mercedes que eram da Marília. Ela sempre falava assim: 'Pois é! Não é, Alexandre?'. Ela dava uma pausa e acabava de falar, então eu peguei isso porque achava ótimo", conta.

"Fui buscando coisinhas e ainda bem que não caí na caricatura. Toda vez que eu falo e penso na Mercedes é com ela falando de verdade. Ela é sempre muito estudadinha, tentei deixar isso natural".

Saudade dos anos 90

Verão 90 retrata uma época em que poucas pessoas tinham acesso a celulares e redes sociais. Telefone com fio, walkman, discos de vinil, máquina fotográfica com filme foram alguns objetos mostrados nos cenários ao longo da novela. Totia conta qual é sua maior saudade dessa década.

"A única saudade que eu tenho é dessa coisa do celular e internet, muito chato hoje em dia. Todo mundo tem uma verdade, todo mundo tem que dar uma opinião sobre absolutamente tudo. Se você está em um grupo e não responde, você não está participando. É um saco!", desabafa.

"Nos anos 90 não tinha isso. Casei em 91, acho que sou a mais velha da novela, vivi o que estou vivendo agora na TV, foi o meu tempo. Então é isso que sinto mais falta, a individualidade que tínhamos e que não temos hoje com essa coisa da internet."