Topo

Após demissão, Silvio Luiz sai em defesa de Mauro Naves: "Foi desumana"

Silvio Luiz publica foto antiga ao lado de Mauro Naves - Reprodução/Facebook/silvioluizoficial
Silvio Luiz publica foto antiga ao lado de Mauro Naves Imagem: Reprodução/Facebook/silvioluizoficial

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

08/07/2019 21h38

O narrador Silvio Luiz, aos 84 anos e com décadas de carreira, criticou a TV Globo e saiu em defesa do repórter Mauro Naves, que deixou a emissora após mais de 31 anos de casa, em função do imbróglio envolvendo sua participação no início do caso Neymar.

"Demitir é uma opção da empresa, mas como foi feita a [demissão] do Mauro Naves, além de desumana foi humilhante para alguém com 31 anos de casa", disse Silvio Luiz em mensagem publicada no Twitter.

Outra personalidade que também defendeu Mauro, publicamente, foi Milton Neves, apresentador da Band e colunista do UOL. "Sim, dona Globo, a senhora tão grande e competente poderia demitir Mauro Naves como pode demitir quem quiser, mas antes fuzilá-lo no poderoso paredão do Jornal Nacional? Sacanagem!", escreveu ele.

A jornalista Luciana Liviero, ex-Band e Record, lamentou a demissão de Mauro Naves e lhe desejou sorte. "É de se lamentar que tantos anos de empresa terminem assim. A vida nos reserva muitas surpresas, como se viu. Umas más e outras ótimas. Bola pra frente porque existe vida aqui fora. Desejo sorte ao Mauro e à querida Patrícia Naves [sua esposa]".

Ex-apresentador de "A Fazenda", Britto Jr. resumiu a nova fase de Mauro Naves em uma única palavra. "Renovação. Mas Mauro Naves logo, logo estará empregado em outra emissora. Tem competência para trabalhar em qualquer uma."

O comunicado oficial sobre a saída de Mauro Naves foi divulgada pela emissora à tarde.

"O Grupo Globo e o jornalista Mauro Naves decidiram encerrar consensualmente o contrato de prestação de serviços que mantinham. O Grupo Globo reconhece a imensa contribuição de Mauro Naves ao jornalismo esportivo e a ele agradece os 31 anos de dedicação e colaboração".

Em contato com a coluna do Flávio Ricco, do UOL, Mauro Naves informou que está finalizando outros assuntos referentes ao seu desligamento da TV Globo e que promete dar mais informações "depois que tudo estiver concluído".

Ontem, no Maracanã, nos bastidores da final da Copa América entre Brasil e Peru, profissionais do Grupo Globo comentavam sobre a ausência de Naves na cobertura e a certeza que ele seria dispensado pela emissora neste começo de semana.

Envolvimento no caso Neymar

Um dos repórteres mais experientes e um dos rostos mais conhecidos da cobertura esportiva da Globo, a situação de Naves ficou delicada na emissora depois que foi revelado que o jornalista havia passado o contato do pai de Neymar para um dos advogados de Najila Trindade, modelo que acusa o jogador de estupro.

A Globo avaliou que o jornalista interferiu no caso e decidiu afastá-lo, chegando a anunciar a decisão em pleno Jornal Nacional. (Assista abaixo)

"Mauro Naves é um profissional excelente, com grandes contribuições ao jornalismo esportivo da Globo, mas há evidências de que as atitudes dele neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas. Em comum acordo, o repórter Mauro Naves deixará a cobertura de esportes da Globo até que os fatos sejam devidamente esclarecidos", disse William Bonner em comunicado na ocasião.

William Bonner anuncia afastamento de Mauro Naves

William Bonner anuncia afastamento de Mauro Naves

UOL Esporte

Em entrevista à RedeTV!, a mulher de Naves, a atriz Patrícia Naves, lamentou a punição e reiterou que, em sua visão, o marido não havia feito nada que prejudicasse a emissora.

"Para mim é muito difícil falar. Acho que ninguém deveria passar o que o Mauro está passando. Eu preferiria não falar, mas não posso. A dor que todos nós da família estamos passando, não desejaria ao meu pior inimigo. Tenho certeza que Deus é maior que tudo. O meu marido é um homem sério, 32 anos de profissão dedicados ao trabalho, de um coração enorme. Estou chocada com a repercussão que isso tomou em função de uma pessoa que simplesmente não fez nada", afirmou ela.

Colegas de profissão, como o comentarista Walter Casagrande Jr., também saíram publicamente em defesa de Naves.

Mauro Naves trabalhava na Globo desde março de 1987. Começou em Brasília, onde passou a morar a partir dos 13 anos. Em setembro de 1989, conseguiu espaço na sede da emissora em São Paulo, onde trabalha até hoje --exceto entre 1992 e 1993, quando saiu da Globo para se dedicar a uma loja de confecção de roupas com um primo.

Além de um grande profissional, parceiro, bom de jogo e bom de transmissão, Naves sempre foi muito querido pelos colegas e era chamado por eles de "presida" - presidente.

E o fato é que, após o anúncio feito por Bonner no "JN", aquilo o deixou profundamente abatido.

Não entendeu porque simplesmente não o chamaram para uma conversa, para que tudo se resolvesse internamente. Há quem garanta que o repórter não queria mais voltar.

Guilherme Pereira, que se juntou ao grupo de profissionais da TV Globo que cobre a seleção brasileira após o afastamento de Naves, poderá ter novas oportunidades.