Topo

Repórter Phelipe Siani pede demissão e deixa Globo após oito anos

Phelipe Siani em uma de suas últimas reportagens na Globo, durante a Parada do Orgulho LGBT, para o Fantástico - Reprodução/TV Globo
Phelipe Siani em uma de suas últimas reportagens na Globo, durante a Parada do Orgulho LGBT, para o Fantástico Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

12/07/2019 20h56

O repórter Phelipe Siani deixou a Globo nesta sexta-feira (12). A saída foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa da emissora, que informou que o profissional pediu demissão.

O UOL apurou que Siani comunicou seu desligamento da Globo no início da noite de hoje, em um grupo de WhatsApp exclusivo para jornalistas da emissora. Horas depois, confirmou à reportagem sobre sua saída, por meio de mensagem direta no Twitter.

Nascido no Rio de Janeiro e criado em Santos (SP), Siani, 34 anos, trabalhava desde setembro de 2011 na Globo, em São Paulo, mas acumulou outras passagens por afiliadas da emissora, primeiramente como estagiário, em 2005. Estreou como repórter no ano seguinte, em rápidas passagens pela TV Tem, em Itapetininga (interior paulista), e, pela TV Tribuna (Baixada Santista).

Do litoral, Siani voltou para o interior em setembro de 2006, na TV Fronteira, trabalhando nas cidades de Dracena e Presidente Prudente. Nesta afiliada, o jornalista também teve experiência como apresentador do bloco esportivo do telejornal local.

Em 2009, Phelipe Siani foi contratado pela retransmissora do SBT em Brasília, onde ganhou projeção nacional, cobrindo política e produzindo reportagens especiais para o SBT Brasil e SBT Repórter. Na emissora, também cobriu a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

O repórter Phelipe Siani no projeto O Brasil que eu Quero, em 2018 - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
O repórter Phelipe Siani no projeto O Brasil que Eu Quero, em 2018
Imagem: Reprodução/TV Globo
Após dois anos no canal de Silvio Santos, Phelipe Siani retornou à Globo com outro status. Tornou-se repórter especial, participando de todos os telejornais locais de São Paulo (Bom Dia SP, SP1 e SP2) e de rede nacional (Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e Jornal da Globo), além de programas como Fantástico e Globo Rural.

No Jornal Nacional, Siani começou a ser apelidado de "Bonner", pela semelhança com o apresentador e editor-chefe do telejornal. As reportagens do jornalista passaram a ser usadas como exemplo dentro da emissora, pelo tom informal e didático.

Phelipe Siani e Mari Palma - Thiago Duran/Ag.News - Thiago Duran/Ag.News
Phelipe Siani e Mari Palma
Imagem: Thiago Duran/Ag.News
Por causa do estilo mais descontraído, Siani conquistou fãs nas redes sociais e ganhou elogios, mas também recebeu críticas de quem já estava de saco cheio das reportagens "engraçadinhas" do jornalista.

Desde junho de 2017, Phelipe Siani namora Mari Palma, revelação do jornalismo da Globo, atualmente repórter do Mais Você, programa de Ana Maria Braga. Segundo o site Notícias da TV, o casal recebeu oferta da CNN Brasil.