Topo

Atriz que fará adolescente trans em nova novela quer deixar de ser rotulada

Gabrielle Joie vai ser a adolescente Michelly em Bom Sucesso Imagem: Isabella Pinheiro/Gshow

Carolina Farias

Do UOL, do Rio

19/07/2019 04h00

Em Bom Sucesso, Gabrielle Joie, atriz de 21 anos, vai interpretar a adolescente Michelly, de 15, que além de viver os dilemas comuns da adolescência, encara um processo de transição de gênero. O perfil da personagem parece complexo, mas não para a atriz, que passou pela transição há cinco anos.

"Ela é agitada, estabanada, galanteadora e autêntica, com personalidade. Foram alguns meses de preparação", contou a atriz ao UOL na festa de lançamento da novela, no Rio. Na história, Michelly é uma menina que joga basquete com os amigos do bairro do subúrbio do Rio que dá nove à nova trama das 19h.

Segundo Gabrielle, a experiência que ela passou na transição, que também aconteceu quando tinha 15 anos, assim como a personagem, ela levou para o trabalho.

Michelly (Gabrielle Joie) é adolescente de personalidade forte em Bom Sucesso Imagem: João Cotta/Globo
"Temos preparadores excelentes, que me ajudaram na atuação. Mas trabalhei com a Michelly com a minha vivência, revendo minha história. A transexualidade, deixei para mim. É um assunto pessoal que eu e ela temos em comum, mas que não prevalece porque a personagem é contada pela personalidade dela. Transição é um processo, estou há cinco anos nisso, tenho 21, é gradual."

Como todo adolescente, Michelly tem uma urgência em ser identificada como mulher e tem dificuldade com as pessoas que não a enxergam assim.

"Ela se sente uma mulher, se vê como uma e não entende por que não a enxergam como tal. A dificuldade dela enquanto trans adolescente é que as pessoas não a enxergarem como uma menina. Os amigos a entendem assim. Ela se veste como menina, é feminina nos trejeitos."

Para Gabrielle, para além da transição, a personagem deve ser identificada pela personalidade forte que tem.

"É um grande espaço para ela se expressar pela personalidade e [espero] que as pessoas se sensibilizem pelo que ela passa como pessoa e não como trans. Ela passa por momentos de preconceito dentro e fora da escola, mas a personagem está sendo quem é sem dizer muito sobre os dilemas na transição."

Glamour Garcia é Britney em A Dona do Pedaço Imagem: João Miguel Júnior/Globo
Fã de Britney

A atriz será a segunda trans ao entrar no ar nas novelas este ano. Na novela das 21h, A Dona do Pedaço, Glamour Garcia se destaca como Britney. O trabalho da colega é acompanhado de perto por Gabrielle.

"Já a conheço há um tempo, admiro muito a garra dela. Trabalhou muito para chegar onde está. Não perco um dia do trabalho dela na TV. Quero acompanhar, ver como está se saindo, por um sentimento de irmã, sinto que é uma irmã dividindo espaço comigo", diz.

Fico feliz de estar com ela nesse momento na TV. Espero que pessoas possam diferir esse assunto e [nos] humanizar cada vez mais. Que [a transexualidade] pare de ser rótulo.

Nascida em Ceilândia, cidade do Distrito Federal, Gabrielle se mudou para São Paulo para tentar a carreira de modelo e se interessou pela dramaturgia há dois anos. Antes da novela, participou de um episódio da série Sob Pressão, no ano passado. Para a trama, ela fez um teste e passou.

"Não acreditei. Não era opção. Não imaginava chegar onde estou, com muitas pessoas com bagagem inacreditável, a Grazi Massafera, Antonio Fagundes. Cai na real recentemente quando estava contracenando com essas pessoas maravilhosas."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Atriz que fará adolescente trans em nova novela quer deixar de ser rotulada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!