Topo

Órfãos da Terra acelera ritmo e chega ao capítulo 100 com série de viradas

Dalila se prepara para se casar com Jamil em Órfãos da Terra - Globo/Victor Pollak
Dalila se prepara para se casar com Jamil em Órfãos da Terra Imagem: Globo/Victor Pollak

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

26/07/2019 04h00

Depois de um início frenético, Órfãos da Terra andou durante um período a passos mais lentos, demorando para dar sequência definitiva à história de vingança da vilã Dalila (Alice Wegmann). Isso provocou ansiedade nos espectadores e críticas de que novela tinha perdido o ritmo. Tudo isso mudou nas últimas semanas, especialmente esta, que culmina no capítulo 100 da novela.

Só nos últimos capítulos, Dalila teve sua identidade revelada, deu um golpe para forçar Jamil (Renato Góes) a se casar com ela, e, quando ele pensou em fugir com Laila (Júlia Dalavia), ela sequestrou o filho do casal para ameaçá-los.

Mas a trama principal não é a única que teve uma reviravolta. Zuleika (Emanuelle Araújo) e Almeidinha (Danton Mello) estão vivendo uma crise no casamento, com ela achando que o marido é gay e está tendo um caso com Péricles (Lucas Capri).

Já Latifa (Luana Martau) e Omar (Miguel Nader) foram revelados como falsos árabes, que estavam tentando dar um golpe na família de Ali (Mouhamed Harfouch). Enquanto isso, Fauze (Kaysar Dadour) descobriu que é irmão de Dalila.

As autoras de Órfãos da Terra: Thelma Guedes e Duca Rachid - Globo/PauloBelote - Globo/PauloBelote
As autoras de Órfãos da Terra: Thelma Guedes e Duca Rachid
Imagem: Globo/PauloBelote
As autoras da novela, Thelma Guedes e Duca Rachid, contam que nem todas as reviravoltas estavam previstas desde o começo da história.

"Algumas delas foram pensadas desde o começo. Outras foram surgindo ao longo da novela. Porque novela é assim mesmo: muito vai se construindo no dia-a-dia, ao longo do processo. A história de Almeidinha e Zuleika, por exemplo, já estava bem mais delineada, desde o início da novela. Já a história de Omar e Latifa, apesar de a gente saber que teria esse tom, mais farsesco, foi sendo decidida ao longo da trama", explicam elas ao UOL.

A dupla também diz que reconhece o anseio do público para que a trama andasse mais depressa, mas ressalta que isto faz parte do processo de construção.

"Em uma novela, sempre existe esse momento de construção, de preparação das tramas, caminhando para os desenlaces. Este momento tem que acontecer em qualquer história, senão as viradas não fariam sentido. Procuramos lidar com a ansiedade dos espectadores com muita serenidade, ouvindo as demandas do público, mas não nos deixando levar cegamente por elas. Seria leviano e irresponsável".

O processo para estar dando resultado. Até o momento, Órfãos da Terra acumula uma média de 21 pontos de audiência em São Paulo - cada ponto equivale a 73 mil domicílios na região. Ela supera assim cinco das dez últimas novelas no horário até o momento, incluindo a última, Espelho da Vida (2018).

Case-se ou morra

Alice Wegmann e Renato Góes são Dalila e Jamil em Órfãos da Terra - Globo/Ellen Soares - Globo/Ellen Soares
Alice Wegmann e Renato Góes são Dalila e Jamil em Órfãos da Terra
Imagem: Globo/Ellen Soares

O maior ponto de tensão da novela tem sido o fato de que Dalila está ameaçando matar Raduan (Breno Dellatorre), filho de Jamil, caso ele não aceite se casar com ela.

Jamil foi durante muito tempo enganado pela conversa da vilã, acreditando que ela fosse mesmo uma boa pessoa e até concordando, a pedido dela, em assumir uma dívida de jogo de Miguel (Paulo Betti). Isso levou a comentários de que o personagem estava sendo muito ingênuo, algo com que seu intérprete concorda.

"Tudo bem que ele tem um bom coração, e quis ver o lado bom das coisas, mas realmente acredito que ele foi ingênuo. Ao meu sentir, é estranho como todo mundo percebe e se toca, e ele não. Se eu fosse a Laila eu ficaria com ciúmes mesmo depois de saber de tudo, tanto que em determinado momento o próprio Jamil admite que não sabe se cedeu aos encantos de Basma por ingenuidade ou por vaidade. Fica aí a questão", afirma Renato Góes.

Apesar disso, o ator ainda torce pelo final feliz com Laila, mesmo reconhecendo que o personagem ainda deve passar maus bocados.

"Eu comemoro essa virada do Jamil, e acredito que ele e Laila ainda tem muito a superar juntos. Acredito na força desse casal, Acho que vai acabar superando todos esses obstáculos e ficar juntos. Essa ingenuidade do Jamil é 100% por amor e a Laila sabe disso".

Do lados do vilões, Alice Wegmann também comemora a virada de sua personagem: "Eu já estava torcendo para esse enfrentamento de Dalila e Laila, e estava ansiosa pelo momento da revelação, em que ela se assume mesmo como vilã e coloca as cartas na mesa dizendo: "Eu sou mesmo essa pessoa, e vocês vão ter que me aturar do jeito que sou". Acho que o público vai sentir a intensidade dessas cenas no ar".

A atriz não descarta uma possibilidade de uma redenção, já que ficou tão mexida com as palavras de Rania (Eliane Giardini), que revelou ser sua avó.