Topo

Mel Maia comenta bullying sofrido por Cássia em A Dona do Pedaço: "Difícil"

Cássia, personagem de Mel Maia em A Dona do Pedaço, vive crise com a separação dos pais - João Miguel Júnior/Globo
Cássia, personagem de Mel Maia em A Dona do Pedaço, vive crise com a separação dos pais Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

09/08/2019 04h00

Atriz desde os 5 anos, Mel Maia, 15, está acostumada com a carga dramática dos seus personagens. Foi assim em sua estreia, como Rita, a menina abandonada pela madrasta num lixão na primeira fase de Avenida Brasil (2012), e é assim com Cássia, sua personagem em A Dona do Pedaço. A adolescente vive um conflito desde que os pais, Agno (Malvino Salvador) e Lyris (Deborah Evelyn) se separaram e ainda sofre bullying na escola.

"Faço com muito carinho e delicadeza, pois são cenas que acontecem na vida de muitas pessoas. E sofrer bullying na escola torna tudo mais difícil para a Cássia. Muitos amigos e fãs vêm falar comigo que se identificam muito com a minha personagem", conta Mel.

"Vocês acham que sou uma bola de vôlei pra ficar me jogando de um lado pro outro? Eu não sou", desabafou a personagem para os pais, que disputam a guarda da filha, em cena que foi ao ar esta semana.

Ao ver a reação da personagem, uma amiga se abriu com a atriz. "Ela estava me contando como era a rotina dela com os pais separados e eu fiquei muito sensibilizada, porque rolam muitos outros conflitos dentro dessa situação".

A pequena Mel Maia em cena de "Avenida Brasil". Ela estrelou no papel de Rita, que na segunda fase da novela está sendo interpretada pela atriz Débora Falabella - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Mel Maia em cena de "Avenida Brasil" (2012)
Imagem: Divulgação/TV Globo
Apesar de gravar muitas cenas pesadas e tristes, Mel garante que desde bem novinha soube separar a ficção da realidade e que não costuma se abalar com os dramas de suas personagens.

"Apenas uma vez eu saí chorando de uma cena forte, que foi em 'Liberdade Liberdade', quando Joaquina recebeu a notícia que sua mãe tinha morrido. Só parei quando abracei minha mãe verdadeira", lembra.

Gordofobia?

As primeiras cenas de bullying contra Cássia foram criticadas por parte do público, já que a atriz não está acima do peso e foi chamada de gorda pelos colegas da escola. Houve quem acusasse o autor, Walcyr Carrasco, de gordofobia. Desde então, o tom das ofensas tem mudado. Essa semana, a personagem foi chamada de "esquisita" e criticada por uma colega por conta de suas roupas e por ter um pai gay.

"Avalio como um trabalho mesmo, mas, independente de como eu me apresento para a cena, entendo que o bacana é chamar atenção do público para esse mal que está presente cada dia nas nossas casas e como podemos contribuir para diminuir".

Cássia (Mel Maia) fica arrasada com a separação dos pais Lyris (Deborah Evelyn) e Agno (Malvino Salvador) - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Cássia (Mel Maia) fica arrasada com a separação dos pais Lyris (Deborah Evelyn) e Agno (Malvino Salvador)
Imagem: Paulo Belote/Globo
Assim como Cássia, Mel percebe que é comum essa falta de olhar dos pais para os filhos adolescente. Com casos frequentes de depressão e suicídio entre jovens, a atriz acredita que os pais devam ficar atentos aos filhos e não acredita que as redes sociais sejam 100% prejudicais para os adolescentes.

"Depende do ponto de vista de cada um, de como cada pessoa lida com as redes sociais na vida. Pode ser nocivo, mas pode também ajudar, quando encontramos pessoas dispostas a isso e que se preocupam com o outro. Infelizmente, a internet tem o lado ruim também. Acho que no nosso caso os pais têm papel fundamental nesse processo".

Acostumada com a fama desde cedo, Mel diz que é alvo frequente dos julgamentos na internet, mas já não sofre com isso. "Apago o comentário e, se a pessoa voltar, eu bloqueio".