Topo

"O vício não é uma questão de caráter", diz Fábio Assunção sobre drogas

O ator Fábio Assunção - Reprodução/Instagram
O ator Fábio Assunção Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, no Rio

18/08/2019 11h22

Fábio Assunção, 48 anos, comentou os episódios recentes envolvendo seu nome com memes, vídeos vazados e a música divulgada durante o Carnaval, da banda La Fúria, cujo refrão debochava do seu vício em drogas e dizia: "Hoje eu vou virar o Fábio Assunção".

"Um dos grandes problemas da dependência é as pessoas terem vergonha de falar sobre ela, porque dificulta o processo de reequilíbrio", disse ele em entrevista ao jornal O Globo de hoje.

"Qual a dificuldade de entender que o vício faz parte dos buracos que a gente tem na alma? O vício não é uma questão de caráter, ou de uma escolha. Não é você aceitar uma propina. É impulsão, compulsividade", completou.

Em junho, João Assunção, 16 anos, filho do ator com Priscila Borgonovi, saiu em defesa do pai nas redes sociais, logo após a divulgação de um vídeo em momento de intimidade.

Em uma parte do desabafo, o adolescente lamenta em dizer que, infelizmente, já está acostumado com esse tipo de tratamento. "Sendo realista, nunca culpei outros ou ignorei o fato de ele ser responsável. Porém, hoje ao acordar fico decepcionado com muitas coisas, e uma delas definitivamente não é meu pai. Sinto ele finalmente feliz de novo, e com a maior certeza do mundo digo que este vídeo não nos derrubará e não vai o tirar de sua jornada. Fábio Assunção, você é foda", escreveu.

Fábio contou que o filho escreveu o texto sozinho, sem consultá-lo. "Ele tem muita consciência, uma compreensão muito grande para um cara de 16 anos... Se alguma coisa disso tudo tem que valer a pena, é (o fato de) reverter em conhecimento e respeito, consciência humana aos meus filhos".

Prestes a completar 30 anos de carreira na TV, o ator sente um alívio ao se livrar do rótulo de galã. "O galã romântico é algo muito limitador. Quando você vai para o conteúdo, para a alma de uma personagem, você sai da questão estética. O que é o belo? Uma questão subjetiva. Prender-se ao conceito de belo é restringir o teu potencial artístico a uma aprovação externa, quando na verdade as personagens falam por si".