Topo

Rodrigo Massoni vence Lorena e conquista o MasterChef Brasil

Rodrigo Massoni, campeão do MasterChef - Reprodução/Twitter
Rodrigo Massoni, campeão do MasterChef Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

25/08/2019 22h31

Rodrigo Massoni é o vencedor do MasterChef Brasil. Ele conquistou o título após derrotar Lorena Daisy na decisão, transmitida hoje pela Band.

Com a vitória, o vencedor leva um prêmio de R$ 250 mil, além de uma bolsa de estudos na escola de culinária Le Cordon Bleu de Paris.

O anúncio do ganhador foi feito por Ana Paula Padrão em uma chamada de vídeo de um celular para dentro do estúdio, onde os finalistas aguardavam o resultado. A apresentadora revelou que os três chefes (Paola Carosella, Henrique Fogaça e Érick Jacquin) escolheram Rodrigo como campeão.

"Meu primeiro objetivo era entrar. O segundo era isso aqui", disse o campeão, mostrando o troféu.

A entrada

Os dois candidatos receberam elogios pela entrada que fizeram. Lorena apostou mais em um prato com uma mistura entre as cozinhas "raiz" e moderna. Ela apresentou um ravioli de vinho com caranguejo com emulsão de bacuri e crocante de biju. Os três chefes definiram a ideia como "surpreendente".

Rodrigo foi menos ousado que a rival, mas também foi bem elogiado. Ele começou com um tortellini de camarão em caldo asiático.

O prato principal

Na segunda parte da decisão, prato principal, Lorena apostou no tema "terra" e preparou um carneiro ao leite de coco.

"Senti o Brasil", elogiou Jacquin.

Rodrigo investiu em algo mais simples ao cozinhar uma barriga de porco ao molho agridoce com vinagrete de feijão manteiguinha de Santarém.

"O seu prato está feliz", destacou Fogaça, após observar as cores do prato apresentado por Rodrigo. Paola e Jacquin sentiram a ausência de sal no feijão.

A sobremesa

Para a sobremesa, ambos fizeram sorvete. Rodrigo preparou um de coco com gengibre e limão.

"Talvez o menu mais equilibrado que vimos", elogiou Paola.

Lorena apresentou sorvete de coco com abacaxi na cachaça. "Não está muito doce --o abacaxi é o ápice", disse Fogaça. "Montagem muito bonita, alegre. Dá vontade de comer mais. Como você cresceu na cozinha!"

"A sobremesa está melhor do que os outros dois pratos", completou Paola.

Organizado e com "coração de gelo"

Um dos participantes mais focados desta edição, o engenheiro ambiental Rodrigo Massoni começou a incomodar os outros cozinheiros amadores conforme crescia aos olhos dos jurados. Visto desde o início como um adversário forte, ele tem como ponto alto ser extremamente organizado. Pela sua postura ao cozinhar, com uma bancada limpa e os ingredientes bem dispostos, Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella passaram a ter uma ótima impressão dele.

O traço da personalidade de Rodrigo que mais chamou atenção no MasterChef foi a sua frieza. Para alguns participantes, ele tinha um "coração de gelo" e raramente dava um sorriso.