Topo

Aos 52, Burlamaqui faz terapia para lidar com envelhecimento: "É uma merda"

A atriz Paula Burlamaqui - Paulo Belote/Globo
A atriz Paula Burlamaqui Imagem: Paulo Belote/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

28/08/2019 12h42

Aos 52 anos, Paula Burlamaqui admite com sinceridade e bom humor que tem tido dificuldade em lidar com a passagem do tempo. "Fisicamente [envelhecer] é uma merda. Seu colágeno acaba, você vai para uma festa e, no dia seguinte, demora três dias para se recuperar do que bebeu. É diferente. Por isso, qualquer elogio para mim, aos 52 anos, é bem-vindo, sou extremamente vaidosa."

"Claro que a gente tem outra compensação, que é a maturidade, de não querer estar em todos os lugares ao mesmo tempo, se aceitar do jeito que é, se gostar. É óbvio que existem coisas boas, mas fisicamente é uma merda", continua.

Eleita Garota do Fantástico em 1987, Paula diz que se acostumou com o rótulo de musa e é uma mulher extremamente exigente com sua aparência.

Paula Burlamaqui foi "Garota Fantástico" em 1987 - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Paula Burlamaqui foi "Garota Fantástico" em 1987
Imagem: Reprodução/Globo

"Tiro fotos na minha casa com o meu marido e falo: 'Não gostei, não vou postar'. E apago. Tenho que ir no banheiro fazer uma maquiagem. É uma coisa também do seu senso crítico. Sou uma pessoa que, em 1987, ganhei um concurso de beleza. Por mais que eu tenha estudado, corrido atrás e tentado ser uma pessoa melhor como atriz, sempre tive nesse nicho da gostosa, da bonita."

Burlamaqui conta que seguiu o conselho de sua dermatologista e buscou ajuda na terapia para trabalhar a autoaceitação e lidar melhor com o envelhecimento.

"Sei que terei aceitar. Só tem dois caminhos: morrer ou querer ficar velha. Eu por enquanto estou querendo ficar velha, então não tem jeito. Não sou mais aquela menininha de 30 anos que saía na Viradouro e vinha aquela quantidade de gente atrás. Estou com 52 anos, com rugas na cara, o pescoço enrugado, a minha barriga na praia tenho que botar um filtro e tudo bem. Conquistei outras coisas."

Ela admite que faz com frequência procedimentos estéticos para amenizar as rugas e marcas de expressão do rosto.

"Passo até hoje por crise [de idade], brinco, mas tenho depressões. Vejo rugas no meu pescoço que me dão angústias por ter tomado muito sol. Os pés de galinha aqui me fazem ligar para a dermatologista dia sim dia também. Ela é muito minha amiga e me diz: 'Você tem que buscar uma terapia porque só vai piorar."

Por conta disso, a atriz admite que faz botox com frequência. "A primeira ruga que dá na minha testa, eu saio correndo para fazer. Também faço laser em alguns locais do rosto. Tentei colocar preenchimento na boca, mas tirei porque fiquei que nem a Rosana [cantora]. Ficou horroroso!".

#TBT pra relembrar a época como Garota do Fantástico! Que saudades! #bomdia #Fantastico

Uma publicação compartilhada por Paula Burlamaqui (@paulaburlamaquioficial) em

Romance com jovem na TV

No ar na novela Órfãos da Terra, no papel da médica Letícia, a atriz comemora a repercussão positiva do romance de sua personagem com o jovem Benjamim (Filipe Bragança). A diferença de idade entre os dois é de cerca de 30 anos.

Na vida real, ela é casada com o ator Edu Reyes, que é 13 anos mais novo. "Quando você vê homens mais velhos com garotinhas, todo mundo acha normal. Quando é a gente com um garotinho, comentam: 'Coitadinha daquela velha'. É assim... Graças a Deus isso está mudando, estou achando pela reação do público."

"Mas [sobre relacionamento de homens com mulheres mais jovens] acho que é uma forma que os homens têm de se sentirem potentes. Eles estão mais velhos, aí vem aquela deusa mais nova querendo viver com ele, é uma forma de mexerem com a potência. Entendo totalmente, deve fazer bem ao ego deles", opina.