Topo

Grazi Massafera conta que recusava elogios: "Quem não se boicota?"

Paloma (Grazi Massafera) na escola de samba Unidos do Bom Sucesso - João Cotta/TV Globo
Paloma (Grazi Massafera) na escola de samba Unidos do Bom Sucesso Imagem: João Cotta/TV Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

29/08/2019 04h00

Sorridente, Grazi Massafera chega para conversar com a imprensa nos estúdios Globo, no Rio, caracterizada de Paloma, sua personagem em Bom Sucesso, novela da Globo que tem alcançado ótimos índices de audiência na faixa da sete. "Estou numa alegria que não tem tamanho", diz ela, que busca na sua mãe, Cleuza Soares, inspiração para viver a costureira protagonista.

"O barulho da máquina de costura faz parte da minha memória afetiva. Eu vivia fazendo roupinha de boneca! Minha mãe costurava em cima, e eu, embaixo, catando restinhos de pano", lembra.

Feliz com a personagem, a atriz também demonstra que vive um momento mais relaxado e maduro da trajetória profissional. Ela logo tira as sandálias plataforma dos pés, deixa a poltrona e prefere sentar no chão, onde se alonga durante a conversa. Com 14 anos de carreira e em sua 12ª novela, apesar de ser uma referência de beleza e emprestar seu rosto para diversas marcas, Grazi admite que se sentia insegura quando recebia elogios.

"Estou vibrando pela primeira vez na energia do merecimento porque antes eu me boicotava. Quem não se boicota? Eu não sabia receber elogios, estou aprendendo com essa personagem e com esse momento de carreira que estou vivendo. Estou me permitindo receber elogios, antes achava que era porque a pessoa gostava de mim ou estava puxando meu saco", explica ela, que afirma que a análise, que faz há alguns anos, ajudou no processo.

"Existiu um trabalho interno para achar que mereço", completa.

Paloma (Grazi Massafera), de Bom Sucesso - Globo/Divulgação - Globo/Divulgação
Grazi Massafera interpreta Paloma em Bom Sucesso
Imagem: Globo/Divulgação
Com uma vida financeira confortável, Grazi diz que busca outros motivos para executar sua profissão com prazer. "Sei que a nossa vida é de muita ralação, parece glamour, e até eu quando almejei virar atriz, pensei: 'Vou viver de boa', mas não é. Para quem realmente leva a sério, quer crescer e ter essa profissão não só para a vaidade, é uma profissão dura, mas também muito prazerosa".

Fã viveu drama de novela

Recentemente, a atriz afirma ter se emocionado ao se encontrar no aeroporto com uma fã que passou um drama parecido com o de Paloma, que recebeu o diagnóstico errado de uma doença grave. Grazi diz que não pensou duas vezes, abraçou a mulher e as duas choraram juntas.

"Você encontrar na rua pessoas que se identificam, se emocionam, e chegar até as pessoas e ressignificar momentos difíceis com uma novelinha tão leve, isso é que faz sentido para mim hoje em dia, não é mais o dinheiro. Estou bem, acho que hoje me faz sentido ajudar a ressignificar pequenas coisas, e um projeto como esse está ajudando tantas coisas".

Empolgada com a personagem, a atriz revela que anda "stalkeando" os internautas para acompanhar a repercussão da trama. "Fiz até uma conta fake no Twitter pra ver o que o povo está falando de mim. Mas não comento nada, só xereto", diverte-se.

A mãe, segundo ela, está encantada com a filha na novela e orgulhosa ao vê-la atuar ao lado de Antonio Fagundes, que interpreta o empresário Alberto, dono da editora Prado Monteiro.

"Ele é galã para todas! Até pra mim, gente! Minha mãe está encantada. Esses dias, eu postei um áudio dela, com o jeitinho dela falando: 'Tem que 'encompridar' a novela'", conta.

"Estar ao lado do Fagundes é sensacional. Dá pra ver nos olhos dele o quanto está encantado falando sobre livros. Estou vivendo mais Paloma que eu. Vou pra casa só para comer, dormir e agarrar minha filha".

Grazi admite que bate um nervosismo ao contracenar com o ator veterano e afirma que já teve insônia por conta de uma cena com ele.

"Uma coisa que é delícia é que ele gosta de passar a cena antes, o que me dá mais segurança. É difícil, mas aconteceu já de eu ter que falar muito mais texto que ele na mesma cena, aí nesse dia eu nem dormi. Eu tinha decorado a cena, mas não dormi. Fiquei nervosa para não engasgar porque ele é um fenômeno".

Ioga para trabalhar ansiedade

Grazi Massafera ioga 100 mil curtidas - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Grazi Massafera faz posição de ioga
Imagem: Reprodução/Instagram
Nas redes sociais, Grazi tem chamado atenção pela boa forma, corpo musculoso e ao exibir posições um tanto complicadas de ioga. A prática é parte da rotina da atriz, que adora se dedicar mais às atividades durante suas férias.

"A gente vai achando foco de botar a TPM pra fora porque com a idade ela vai ficando pior. Aí eu malho, fico forte e fica tudo bem", brinca.

Além da saúde física, Grazi conta o que a ajudou a encontrar um equilíbrio emocional.

"Me trabalho com análise. A ioga me trouxe concentração, mais foco, respiração melhor e diminiu minha ansiedade. Tenho mais disposição. Só de você ficar um tempo naquela postura, é um desafio. Tudo isso eu trouxe para o trabalho".

Namastê

Uma publicação compartilhada por Grazi Massafera (@massafera) em