Topo

Datena diz que greve de ônibus no meio do dia é "sacanagem"

Datena reclama de greve de ônibus no meio do dia - Reprodução
Datena reclama de greve de ônibus no meio do dia Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

05/09/2019 18h17

Na edição de hoje do Brasil Urgente, o apresentador José Luiz Datena deu bastante ênfase à greve dos ônibus na tarde de hoje em São Paulo. Durante a cobertura, o jornalista conversou com Valdevan Noventa, presidente do Sindicato dos Motoristas, e com Edson Caram, secretário da Mobilidade e Transportes da capital paulista, e criticou o momento escolhido para a greve.

Datena afirmou que sempre quem perde nessas situações é o povo, independentemente do responsável pela greve. O apresentador lamentou o fato de que algumas pessoas poderiam estar usando os motoristas para atingir seus objetivos.

"Se é o patrão que cria essa situação, nem o Valdevan, nem sei lá quem vai fazer os ônibus rodarem hoje. Eu não tenho certeza disso. [...] Não seria a primeira vez que patrão usa empregado pra fazer greve. Outra coisa: quem se beneficia com isso são os transportes clandestinos, que, muitas vezes são controlados pelo crime organizado. E ninguém te coragem de falar isso, porque tem medo de tomar um tiro na testa. O que acontece, no fim das contas, é que o povo se lasca. [...] E o pior é que ninguém avisou antes. Se avisa antes, o pessoal nem sai de casa. Agora, o pessoal saiu de casa e foi pego de surpresa. Como eles vão voltar? Os aplicativos vão superfaturar hoje", declarou Datena.

Na sequência, analisando a situação, Datena afirmou que até entende uma greve anunciada, que pode ser justa ou não, mas, ao menos prepara a população. No entanto, o jornalista reclamou da paralisação no meio da tarde.

"Eu não sei o que vai acontecer com São Paulo hoje, sinceramente. Só no Parque Dom Pedro, são 300 mil pessoas prejudicadas. Ao todo, são 23 terminais paralisados. O Valdevan disse que teria uma assembleia para decidir sobre a greve. Aí, é justo, eu concordo. Agora, parar no meio do dia é uma sacanagem. Com ônibus, já é uma bagunça", complementou.